24.06.2024 às 13:59h - atualizado em 25.06.2024 às 07:04h - Infraestrutura

Ponte na comunidade de linha Chapéu terá novo atraso nas obras

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Ponte na comunidade de linha Chapéu terá novo atraso nas obras
Foto: Arquivo Rede Peperi

Serviço que já havia iniciado foi interrompido e o material recolhido. A empresa que realizou os estudos e o projeto da ponte não tinha informações corretas sobre enchentes em Itapiranga. O Gerente Regional de Infraestrutura, Everaldo Di Berti admite este problema, que causou a suspensão das obras. Ele explica que uma empresa realizou o projeto e outra fará a execução da obra. A falha ocorreu na elaboração do projeto que estabeleceu uma ponte com altura insuficiente para manter o trânsito em grandes cheias do Rio Uruguai, que acaba influenciando o nível do rio Macuco, onde será construído a ponte na SC 283, em linha Chapéu, interior de Itapiranga. O investimento necessário será bem maior que o inicial, previsto em quase R$ 5 milhões para uma nova estrutura, visando oferecer segurança aos usuários e com altura suficiente para não ficar submersa durante enchentes.

Everaldo Di Berti reconhece que o Governo Estadual, responsável pela obra, terá que aplicar um valor bem maior para a construção da ponte. Os valores ainda serão estabelecidos conforme o novo projeto, que deve ser concluído no prazo de 60 dias. O Gerente Regional de Infraestrutura do Extremo Oeste, Everaldo Di Berti comenta ainda que o atraso é inevitável, porém observa que o período de intensas chuvas impede obras na fundação da ponte. A estrutura atual, em madeira, possui altura de 9,50m. O projeto que foi suspenso previa uma estrutura de 12,50m. O novo estudo prevê uma ponte com mais de 15m de altura.

Aditivo de valor da ponte na comunidade de Chapéu pode chegar até 50% do valor inicial. O orçamento inicial era de aproximadamente R$5 milhões. Conforme o Gerente Regional de Infraestrutura do Extremo Oeste, Everaldo Di Berti, cresceu a possibilidade de ter asfalto na SC 283, entre Itapiranga e Mondaí e isso também exige um planejamento melhor para a ponte sobre o Rio Macuco. Ele comenta que as cheias de 2014 e 2023 servem de base para estabelecer a altura da ponte. Conforme Di Berti, a revisão do projeto também vai aumentar a segurança da estrutura. Ele informa ainda que foi retirado a ferragem que já havia sido colocada para a construção da ponte.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.