24.06.2022 às 18:02h - Saúde
Na próxima segunda-feira, dia 27, a Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste irá disponibilizar um transporte ao HEMOSC de Chapecó para 15 pessoas que desejam realizar a doação de sangue. No momento, restam apenas 4 vagas a serem preenchidas e o horário de saída será às 6h da manhã.
Jaqueline Tomielo, Diretora de Controle e Avaliação da Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste, comentou em entrevista à Peperi que o município está realizando com frequência estas ações, praticamente todos os meses. Inclusive, no último dia 18 foi feito o transporte de 14 pessoas para o centro de coleta sanguínea de Chapecó.
Para agendar a doação de sangue, basta entrar em contato com a Secretaria de Saúde através do telefone 3631-2010.
Jaqueline destacou que há alguns requisitos para quem deseja fazer a doação, como idade mínima de 16 anos e máxima de 69 (ou 60 para aqueles que nunca realizaram a doação), pesar acima de 50 quilos, ter uma boa saúde, estar bem alimentado no dia da doação, apresentar documento com foto, não estar grávida ou amamentando, não ter diabetes e não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses. Para os jovens de 16 e 17 anos de idade, é necessário o acompanhamento por um responsável legal.
A secretária lembrou que há um grupo de WhatsApp com alguns doadores de São Miguel, onde são repassadas as informações e datas das doações. Além disso, no site do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina estão disponíveis todas as informações e requisitos para quem deseja fazer a sua primeira doação.
Segundo a profissional, um centro de coleta de sangue do HEMOSC deve vir a São Miguel do Oeste neste segundo semestre do ano de 2022, porém ainda sem data definida já que são mais de 80 cidades que necessitam do atendimento da entidade. Ela observou que a chegada da pandemia abalou de certa forma os trabalhos do HEMOSC e houve uma grande diminuição na ida aos municípios mas, agora, tudo já está se reorganizando novamente.
Comentar pelo Facebook