24.06.2021 às 20:04h - atualizado em 24.06.2021 às 20:12h - Saúde
A terapia com cavalos traz muitos benefícios para saúde. Os ganhos psicológicos da terapia com cavalos são inúmeros e existem várias maneiras de trabalhar isso com qualquer pessoa.
A reportagem do Portal Peperi esteve na Fazenda Roman, no município de Campo Erê, conhecendo o trabalho realizado pela psicóloga Jocimara Bernardi e também pela Andressa Roman.
Na fazenda, elas trabalham com Equitação e Equoterapia. Em ambas terapias são utilizados cavalos, e tanto na equoterapia quanto na equitação respeita-se a individualidade de cada praticante.
Segundo Jocimara Bernardi, o contato com cavalos do ponto de vista da psicologia é importante por conseguir desencadear vários comportamentos e sentimentos, com os quais, o terapeuta e praticante poderão trabalhar utilizando o cavalo como agente facilitador. Nem sempre o consultório é a melhor alternativa para os que vivem impasses e desejam enfrentar medos e inseguranças. Cada vez mais a terapia com cavalos vem sendo indicada para auxiliar no tratamento de dificuldades emocionais dentre elas a ansiedade, depressão, estresse e fobias.
O psicólogo na terapia com cavalos, poderá focar o tratamento emocional sem deixar de envolver o ser global, com seus fatores biológicos, mentais e sociais. Deverá levar em conta aspectos como frustração, autoestima, sensação de rejeição, carência afetiva, criatividade, noção de espaço e consciência corporal. Mas afinal, por que o cavalo? Já nos tempos de Freud (pai da psicologia), o mesmo recomendava o cavalo ou equitação, para casos de histeria e insônia. Afirmando, que o movimento do cavalo seria “o único movimento que se assemelha ao movimento do útero materno”.
Estudos comprovam que, assim como os humanos, os cavalos utilizam músculos do nariz, dos olhos e dos lábios para alterar suas expressões faciais diante de diferentes situações. Além disso, por serem animais sensitivos, captam com facilidade as emoções de quem dita seus movimentos (o praticante) e é exatamente neste momento em que se cria o vínculo entre o animal e o ser humano. Os cavalos são animais com capacidade de distinguir expressões faciais e emoções transmitidas pelos humanos. No tratamento busca-se o entendimento de que é preciso estar bem consigo mesmo para transmitir isso ao animal e também às pessoas com quem se convive.
As terapias com cavalos podem melhorar, além da autoestima, a autoconfiança, o autocontrole, a autonomia, o desenvolvimento psicomotor e a socialização. Proporcionam condições para melhor desenvolver afetividade (vínculos), linguagem expressiva emocional e a área sensório perceptiva. Os estímulos cognitivo e psicomotor que os cavalos proporcionam aos humanos trazem a sensação de bem estar que muitos procuram no dia a dia, sendo grande aliado para tratamentos de dificuldades psicológicas e emocionais.
Segundo a proprietária da Fazenda Roman, Andressa Roman, para as atividades na fazenda são utilizados cavalos Quarto de Milha. Ela diz que além de lindos são muito dóceis, facilitando as aulas e o aprendizado dos alunos.
Foto(s): Rafael Rintzel e Alex Frare / Portal Peperi
Comentar pelo Facebook