24.06.2021 às 11:55h - Variedades

Cachorros esperam há dois meses pelo dono que morreu em Xanxerê

Márcia Macoski

Por: Márcia Macoski Campo Erê - SC

Cachorros esperam há dois meses pelo dono que morreu em Xanxerê

Há cerca de dois meses o lar de dois cachorros se tornou a rua Guarani, no bairro Bela Vista, em Xanxerê/SC. O endereço foi o último lugar que os animais viram o dono que morreu na última semana após um longo período de internação, em Chapecó/SC. Porém, eles mantêm a esperança que o amigo volte.

A auxiliar de cozinha Patrícia Yara Candória, 37 anos, mora na mesma rua e conta que o homem, conhecido como alemão, era andarilho e tinha problemas com álcool. “Ele vivia caindo na rua por conta da bebida. Até que em um dia de muita chuva percebemos que ele estava deitado na calçada e não saia mais dali. Chamamos os bombeiros e ele foi levado ao hospital”, conta.

Alemão ficou internado por um período no Hospital Regional São Paulo, em Xanxerê, e depois foi transferido para o Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, onde morreu. As causas da morte não são de conhecimento dos vizinhos. “Sabemos apenas que ele tinha vários problemas de pulmão, além do alcoolismo”, relata Patrícia.

O nome e a idade do homem são desconhecidos, mas alemão era bastante conhecido no bairro onde a mãe, que morreu há cerca de quatro meses, morava. Segundo Patrícia, depois que ela morreu o homem piorou com relação à bebida. “Ele estava sempre caído na rua bêbado. Tinha família, mas não queria ajuda. Onde trabalho nós sempre arrumávamos marmita para ele e comida para os cachorros. Ele era bem conhecido”, diz Patrícia.

Ajuda

Desde que alemão foi internado, os cachorros perambulam pela rua e voltam sempre ao ponto do último encontro com o dono. A lealdade é admirada pelos vizinhos que se uniram para ajudar nos cuidados com os animais.

O filho de Patrícia, de 6 anos, até os batizou como Roque e Jason e diariamente brinca com os amiguinhos. “Ficamos admirados com a lealdade deles ao dono. São muito dóceis e amáveis e adoram crianças. Infelizmente não temos como ficar com eles aqui em casa porque já temos cinco cachorros e dois gatos, mas ajudamos como podemos."

A luta de Patrícia e os vizinhos é para encontrar um lar para os cachorros, mas enquanto isso não acontece recebem contam com doações de ração. “Nós ficamos com dó deles, porque ficam na rua. Temos medo que atropelem ou matem”, acrescenta Patrícia.

Além de amor, comida e água, Jason e Roque também ganharam uma coberta para dormir em frente a casa de Patrícia. Porém, a ideia é encontrar um lar definitivo. Patrícia disponibilizou o número de telefone para quem tiver interesse em ajudar de alguma forma ou até mesmo para uma família que queira adotá-los. Para quem desejar ajudar, o número de contato é o (49) 9 9957-4032.

Fonte: Portal Minutta

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.