24.05.2024 às 16:22h - Santa Catarina

SC tem salto no número de mortes por leptospirose em 2023

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

SC tem salto no número de mortes por leptospirose em 2023
Foto: Divulgação/ NSC Total

Em três anos, Santa Catarina aumentou em 400% o número de mortes e em 119% a quantidade de infecções causadas pela leptospirose. Dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) mostram que, em 2020, foram registrados três óbitos e 144 casos da doença, contra 15 óbitos e 316 casos confirmados em 2023.

A leptospirose é uma doença transmitida a partir da exposição direta ou indireta à urina de animais, principalmente de ratos, infectados pela bactéria Leptospira e é comum que aumentem as notificações após períodos de enchentes. No Rio Grande do Sul, por exemplo, que vem sendo assolado pelas chuvas, já foram confirmadas quatro mortes pela doença.

Isso porque, quando ocorrem temporais, a água da chuva entra em contato com esgoto e poças, por exemplo, e acabam ficando contaminadas por bactérias que podem causar diversas infecções. Além da leptospirose, Ricardo Mazzon, professor de microbiologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), cita que os vírus também podem causar doenças gastrointestinais de grande relevância, como Escherichia coli, salmonela e, também, a hepatite A, por exemplo.

Fonte: NSC

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.