24.05.2020 às 11:01h - atualizado em 23.05.2020 às 13:04h - Saúde
A meta nacional, de 95%, já foi superada. O município foi um dos poucos da região que realizou o dia D de vacinação no último dia 9 de maio.
O Ministério da Saúde havia cancelado o dia D, para evitar aglomerações, e os municípios que decidiram realizá-lo definiram estratégias para atender o público alvo.
Conforme a enfermeira, Morgana Grade, o município optou por vacinar as crianças no dia D, e cerca de 200 doses foram aplicadas para a faixa etária dos seis meses a menores de seis anos. No total, 291 doses já foram aplicadas para crianças. A enfermeira cita que a meta deste público alvo em São João do Oeste já está em 96%, superando a meta nacional, que é 95%.
Desde o início da campanha em março, Morgana Grade enfatiza que as doses são enviadas pelo Ministério da Saúde por etapas. Ela lembra que quem ainda não se vacinou, deve procurar a unidade de saúde. A maior procura pela vacina foi dos idosos. Ano passado, 890 pessoas com mais de 60 anos foram vacinadas, e este ano já são mais de 1.070.
A enfermeira acredita que isso também é resultado da estratégia adotada pela unidade de saúde, de visitar e vacinar os grupos de idosos no interior.
Morgana comenta que após a vacina a pessoa pode sentir dor e vermelhidão no local da aplicação, um pouco de febre e dor no corpo, o que é uma reação normal do organismo.
Comentar pelo Facebook