24.04.2018 às 08:29h - atualizado em 24.04.2018 às 10:20h - Geral

Unidade Prisional de São José do Cedro recebe reforma e ampliação

Kelly Figueiró

Por: Kelly Figueiró São José do Cedro - SC

Unidade Prisional de São José do Cedro recebe reforma e ampliação
Ivan Guilherme / Portal Peperi

O gestor da UPA de São José do Cedro, Luis Henrique Paludo destaca que está sendo construída uma nova área que ficará a estrutura administrativa do presídio. O local será usado pela direção e para acompanhamento do sistema de imagens. Já a sala atual passará a ser a ala destinada ao alojamento dos agentes prisionais. Ele explica que antigo alojamento será reformado para construção de uma sala de visitas íntimas aos detentos.

Outra sala neste mesmo espaço será para aulas de alfabetização e qualificação dos apenados.

São cerca de 90 metros de área construída.

Paludo esclareceu que não haverá ampliação na quantidade de vagas para trazer mais presos. O gestor percebe que muitas vezes a população fica receosa com as obras no local por acreditar que a cadeia passará a abrigar mais detentos. Atualmente são mais de 80 no local.

Paludo considera que a estrutura atual é excelente para abrigar estas pessoas que aguardam por decisões da justiça devido ao cometimento de crimes. Porém, ele comenta que a Lei exige que exista espaço para visitas íntimas para os presos casados ou com união estável comprovada. Também prevê que eles participem de aulas visando a ressocialização e remissão de pena, em alguns casos.

O gestor enfatiza que as construções foram feitas com parte dos salários dos detentos que trabalham para uma empresa moveleira. São 17 deles que trabalham na estrutura dentro da UPA, em uma pequena marcenaria. O salário mensal é dividido, sendo que 75% são para que eles guardem ou repassem aos familiares. Os outros 25% ficam com a unidade para melhorias, a exemplo destas que estão em execução.

Foto(s): Ivan Guilherme / Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

AL Contabilidade
Advocacia Fávero
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.