24.03.2022 às 10:35h - atualizado em 24.03.2022 às 12:27h - Saúde
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste emitiu nesta quarta-feira, 23, um comunicado sobre o alto índice de pacientes faltosos em exames e consultas médicas na unidade hospitalar.
Apenas nos dois primeiros meses deste ano, quase 1.900 pacientes faltaram aos procedimentos agendados no ambulatório de especialidades médicas.
Segundo a assessoria de imprensa, no mês passado estavam agendados 7.397 atendimentos, porém, desse total, quase 900 não puderam ser realizados pois os pacientes não compareceram.
A equipe do Hospital Regional lembra que a falta em consultas ou exames acaba fazendo com que a fila de espera do SUS não avance, o que prejudica milhares de usuários do sistema, pois o horário não pode ser utilizado para outras consultas por quem não está cadastrado no Sistema de Regulação.
A responsável pelos Serviços Ambulatoriais, Ariana Silva, pontuou que os faltantes acabam tirando o lugar de outra pessoa que pode estar precisando. Além disso, toda a equipe mobilizada fica ociosa nessas situações.
Ela citou ainda que outra questão importante para que o paciente possa realizar os exames no dia agendado, é fazer a preparação que o exame exige já que, caso ele não esteja preparado, acaba voltando para o final da fila de espera.
A profissional destacou que caso os pacientes não precisem mais de atendimentos, devem procurar a secretaria de Saúde do seu município e pedir o cancelamento. Ariana comentou que a orientação também vale para consultas, exames e cirurgias.
Comentar pelo Facebook