24.02.2024 às 10:50h - atualizado em 25.02.2024 às 08:27h - Geral

Peperi Debates discute avanços e desafios para o fortalecimento do turismo regional

Marcos Meller

Por: Marcos Meller São Miguel do Oeste - SC

Peperi Debates discute avanços e desafios para o fortalecimento do turismo regional
Fotos: Lucas Londero/Portal Peperi

O Peperi Debates deste sábado fez uma discussão a respeito do fortalecimento do turismo no extremo-oeste. O programa analisou se a região é um destino turístico consolidado ou ainda é preciso avançar nesse sentido. O debate também avaliou os avanços e os obstáculos que ainda impedem o setor de se desenvolver. O Peperi Debates deste sábado reuniu a vice-presidente do Colegiado de Turismo da Ameosc, secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo Iporã do Oeste, Marglei Trevisan, o coordenador do projeto de Cicloturismo, Vanduir Deters e o Diretor da Natíz e Consultor do SEBRAE, Douglas Rodrigues.

De acordo com o vice-presidente da Instância de Governança Regional, Caminhos da Fronteira, Vanduir Deters, o turismo no extremo-oeste teve avanços significativos, especialmente nos últimos cinco anos. Ele citou que alguns municípios estão alguns passos à frente dos demais porque iniciaram mais cedo a capacitação dos atores que fazem o turismo./ Vanduir considera que a região ainda não é um destino sacramentado, mas está mais perto desse objetivo. Ele comentou que ainda existe um marketing muito forte para vender os pontos do litoral e da serra, mas isso também está mudando em razão de um movimento para fortalecer o turismo regional, com o envolvimento de entidades, da iniciativa privada e do poder público. Para Vanduir, iniciativas do turismo rural, do ecoturismo e de contemplação estão trazendo um novo momento para o turismo da região. Ele reforçou que a região tem tudo o turista precisa.

Já o Diretor da Natíz e Consultor do Sebrae, Douglas Rodrigues, afirmou que o turismo ainda está se consolidando, com um avanço nítido nos últimos anos. A Natíz é uma plataforma de divulgação de experiências turísticas. Ele citou que a pandemia serviu como propulsor do turismo regional. Segundo Douglas, a população passou a ver a região com olhos de turista e com olhos de empreendedor, já que surgiram vários negócios ligados ao setor, como os chalés, por exemplo. Ele lembrou que o turismo no estado é mais do que serra e mar. Ele disse que também existe a fronteira, com potencial para o turismo internacional na região. Douglas destacou que a região tem mais de 200 produtos turísticos e um dos gargalos é a falta de uma empresa para fazer o receptivo e levar os turistas para conhecer esses pontos, fazendo com o que os visitantes possam ficar um período maior de tempo na região.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Iporã do Oeste e coordenadora do colegiado de Turismo da Ameosc, Marglei Trevisan também destacou que as atividades de lazer e de turismo na região se diversificaram muitos nos últimos 20 anos. Ela citou que, por volta dos anos 2000, havia falta de apoio para quem buscava empreender no setor, mas o cenário mudou muito desde então. Marglei citou que as prefeituras também passaram a apoiar mais as atividades turísticas. Ela também comentou que criação da região turística Caminhos da Fronteira Caminhos da Fronteira e a definição de um roteiro turístico ajudaram muito. A secretária reforçou que a Ameosc tem um papel importante, com ações que contribuem para fortalecer o setor turístico. Segundo Marglei o Seminário de Turismo marcado para o dia 22 de março em Iporã do Oeste vai discutir as ações para fortalecer o setor e as questões que precisam ser melhoradas.

Ouça o Peperi Debates sobre turismo.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.