24.02.2021 às 08:09h - atualizado em 24.02.2021 às 08:12h - Coronavírus

VÍDEO: Paciente com COVID é levado na carroceria de carro para hospital em Chapecó

Cristian Lösch

Por: Cristian Lösch São Miguel do Oeste - SC

VÍDEO: Paciente com COVID é levado na carroceria de carro para hospital em Chapecó

Um vídeo gravado na noite de segunda-feira, 22, em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, mostra um homem com Covid-19 sendo transportado na carroceria de um carro ao lado de um cilindro de oxigênio e da esposa. Segundo os familiares, o destino final da viagem era o Hospital Regional do Oeste (HRO).

O paciente que aparece nas imagens é Altair Gonçalves Pereira, de 41 anos. Com o resultado positivo para a doença há cerca de uma semana, ele foi até um posto de saúde durante a tarde após uma piora no quadro e com dificuldade para respirar. No local, o médico que o atendeu solicitou transporte para que fosse encaminhado à unidade hospitalar.

A família conta que esperou cerca de duas horas pelo transporte solicitado e voltou para a casa. No entanto, como a ambulância não veio, parentes decidiram ligar para uma irmã do homem que o transportou até o hospital. Segundo Lúcia Vieira, esposa de Altair, o cilindro visto no vídeo também foi comprado pela própria família.

"Ele estava bem fraquinho, com a respiração ruim, não conseguia dirigir. O batimento cardíaco dele estava muito baixo", contou a esposa do paciente.

Vídeo

Amanda Tomasi, de 23 anos, foi quem registrou as imagens. Ela contou que estava voltando da faculdade com a irmã quando viu a cena em um cruzamento a caminho de casa. Ao se deparar com a situação, a estudante disse ter ficado em estado de choque.

"Uma cena muito triste, um homem e uma mulher na caçamba de uma caminhonete, ele com cilindro de oxigênio. Na hora fiquei em estado de choque e fiz a filmagem para mostrar que realmente a cidade está um caos. As pessoas precisam se conscientizar. Eu sabia que a situação era grave, mas não imaginava que estava nesse ponto. Filmei para mostrar que o vírus está aí. Ele é silencioso e mortal", disse Amanda.

Depois de gravar o vídeo, ela resolveu publicar o registro em suas redes sociais. "Muita gente falou que era mentira, mas a própria filha nos comentários falou que se tratava do pai dela. Estamos fazendo orações para este homem, tudo vai dar certo", concluiu.

A família preferiu não passar detalhes sobre a situação do paciente, mas informou que ele estava em observação no hospital. Procurada pelo G1 SC, a prefeitura da cidade disse que estava averiguando o caso e não deu retorno até a publicação desta reportagem.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) afirmou que não pode passar detalhes sobre o estado de saúde do paciente e não deu mais detalhes sobre o ocorrido.


Fonte: G1 / SC

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.