24.01.2026 às 11:02h - atualizado em 24.01.2026 às 11:15h - Educação

Etapa para novas matrículas na Rede de Ensino de Iporã inicia nesta segunda-feira

Vilmar de Souza

Por: Vilmar de Souza Iporã do Oeste - SC

Etapa para novas matrículas na Rede de Ensino de Iporã inicia nesta segunda-feira
Foto: Ascom Iporã do Oeste

A informação é da Assessora de Programas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Cultura, Denize Ferrari. Ela destacou em entrevista à Rádio Oeste que o prazo, de 26 a 28 de janeiro, é relativo à segunda etapa do processo e se refere a novas matrículas.

As famílias devem acessar o sistema EducarWeb e gerar a intenção de vaga. De acordo com Denize Ferrari, as famílias precisam ficar atentas e redobrar a atenção quanto do preenchimento dos dados. Destaca que o preenchimento correto dos dados como nome, número do RG e da certidão de nascimento precisam estar corretos, porque na etapa seguinte do processo, serão utilizados para a concretização da matrícula.

Pessoas sem acesso à internet terão suporte e apoio presencial de Profissionais da Secretaria de Educação de Iporã do Oeste. Denize Ferrari orienta que no caso das famílias não terem acesso à internet, a Biblioteca Pública, a Secretaria Municipal de Educação e as escolas da Rede de Ensino Municipal de Iporã do Oeste, vão estar disponíveis para orientar e oferecer suporte a partir do dia 26 de janeiro.

Entrega da documentação nas escolas deve ocorrer do dia 29 ao dia 30 de janeiro. Denize Ferrari explica que essa etapa do processo é muito importante e que os pais precisam ficar atentos, porque eles vão precisar ir até a unidade educativa, onde a criança foi matriculada, para a entrega desses documentos. Ela destaca que a relação completa dos documentos a serem presentados pode ser encontrada no site da Prefeitura de Iporã do Oeste, na página da Secretaria de Educação.

A Assessora de Programas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Cultura de Iporã do Oeste, Denize Ferrari, explica que para as creches, não há nenhum tipo de obrigatoriedade em relação a idade. Já a partir dos quatro anos, o quadro muda. A matrícula é obrigatória e a criança precisa estar na escola.

Denise explica que não matricular a criança nessa idade pode acarretar em intervenção do Conselho Tutelar, denúncias ao Ministério Público, aplicação de medidas legais e, em casos extremos, processos criminais por abandono intelectual, cujas sanções são de detenção de 15 dias a 1 mês ou multa.

“A vaga é um direito da criança e deve ser garantida”, pontua Denize Ferrari. O início do ano letivo, segundo ela, está previsto para 11 de fevereiro e detalhes sobre adaptação e organização das aulas, oportunamente, estarão sendo divulgados pelos canais oficiais.

Foto(s): Ascom Iporã do Oeste

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.