24.01.2023 às 16:10h - Prefeitura
O Departamento de Tributos de Itapiranga possui várias formas de viabilizar o pagamento do IPTU 2023. Os carnês já estão sendo entregues pelos Correios. Porém, proprietários de imóveis que não forem localizados ou residirem em locais que não possuem o serviço dos Correios, podem ter acesso aos boletos de forma online.
Conforme a Diretora de Tributos, Ane Rohden, os contribuintes possuem acesso pelo site da prefeitura para impressão própria ou podem comparecer no setor de tributos e solicitar a impressão. O prazo para pagamento vence em 17 de abril com desconto de 10% para quem pagar em cota única. Outra opção é o parcelamento em até seis vezes, com primeiro pagamento também em 17 de abril.
A novidade deste ano é a opção de pagamento por meio de PIX. Isso somente é possível para quem solicitar a impressão ou imprimir com acesso ao site do município. Ane Rohden informa que Itapiranga possui 3.900 imóveis com pagamento de IPTU.
O município projeta arrecadar até R$ 2 milhões e 700 mil reais. A Diretora observa que este valor dificilmente é atingido, pois tem a margem de quase 15% de inadimplência. Nestes casos ocorre a cobrança via judicial, com aumento significativo do valor devido ao processador que inclui multa, juros e serviços de outros profissionais que são incluídos no imposto.
Ane Rohden ressalta que o reajuste é calculado com base no IPCA, que nos últimos 12 meses ficou inferior a 6%.
Conforme a Diretora de Tributos, para ter direito a isenção é preciso procurar o setor e ter informações detalhadas referente aos critérios. Ela chama atenção que o município isenta do pagamento do IPTU as pessoas em tratamento de câncer. Os encaminhamentos devem ser feitos no setor de tributos da prefeitura.
Ane Rohden chama atenção que os proprietários de terrenos baldios pagam valor maior. Porém, quem tiver apenas um lote pode solicitar desconto, pois o valor é significativo dependendo da localização do terreno.
Comentar pelo Facebook