24.01.2021 às 09:52h - atualizado em 24.01.2021 às 01:01h - Estiagem

Epagri realiza seis vezes mais perícias pelo Proagro em 2020 na comparação ao ano anterior

Adilson Kipper

Por: Adilson Kipper Iporã do Oeste - SC

Epagri realiza seis vezes mais perícias pelo Proagro em 2020 na comparação ao ano anterior

A principal justificativa para maior adesão ao Proagro foram às elevadas perdas registradas com a seca. O coordenador da área de políticas públicas da Epagri Regional de São Miguel do Oeste, agrônomo Elvys Taffarel, explica que o Proagro é o seguro da lavoura que é feito quando os agricultores fazem o seu financiamento bancário para plantio. Para agricultores do Pronaf a contratação deste seguro é obrigatório.

O agrônomo destaca que o seguro é importante para o caso de intempéries climáticas, como ocorreu no último ano com a seca, que comprometem a capacidade produtiva. Além disso, cita que é um risco do agricultor ficar inadimplente por não conseguir pagar o empréstimo devido as perdas na safra. Elvys ressalta que o produtor paga uma parte do Proagro, e o restante das despesas é custeado pelo governo federal.

Além de seca, o coordenador da área de políticas públicas da Epagri Regional destaca que a perícia para adesão ao Proagro é solicitada também no caso de chuvas em excesso, vendaval ou granizo.

O agrônomo, Elvys Taffarel, enfatiza que além da estiagem, que causou danos tanto nas lavouras como para o abastecimento humano e animal, a grande adesão ao Proagro relacionado à safra de 2020 também se deve ao fato dos agricultores terem investido mais, e aumentado com isso a área plantada e consequentemente atingida pela seca.

O produtor tinha uma expectativa de produtividade 20% maior em comparação a 2019. Mas, enquanto no ano anterior as perdas foram de 54%, em 2020 esse número chegou a 78%. Elvys cita que o número de perícias foi seis vezes maior em 2020, já o valor financiado foi 12 vezes maior. Em 2019 o valor segurado nos financiamentos periciados foi de R$ 1,8 milhão, já em 2020 esse valor foi superior a R$ 22 milhões.

A perda média das perícias, segundo o agrônomo, sempre será maior do que a perda média de toda a região. Elvys Taffarel esclarece que isso se deve ao fato de nem toda área agrícola ser segurada, e nem toda perda tem cobertura.

Ele cita que o Proagro para lavoura garante o acionamento do seguro em caso de perda mínima de 30%. Se além da lavoura o agricultor tem segurado financiamento, para pagar máquinas ou equipamentos, a perda para acionar o seguro deve ser de ao menos 5%.

Elvys enfatiza que o cálculo de cobertura é complexo, considerando que o percentual de perdas não representa o percentual de cobertura. Segundo o agrônomo, inicialmente a concentração de adesão ao Proagro foi na região próxima ao Rio Uruguai, de São Miguel do Oeste a Itapiranga, e no momento, os pedidos são mais da região de Anchieta, Guaraciaba e São José do Cedro, na fronteira com o Paraná. Ele diz que isso é interferência do período de plantio por região.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.