23.12.2025 às 16:11h - Natal
O período de Natal movimenta de completamente a Igreja Católica. O nascimento de Jesus é um momento especial para os cristãos. Para celebrar, a Paróquia São Pedro Canísio de Itapiranga irá realizar uma maratona de missas nos dias 24 e 25 de dezembro. Serão entre 15 e 20 comunidades contempladas com as celebrações. A Paróquia conta com reforço de mais três padres conhecidos da população itapiranguense. Os padres João Renato Eidt, Miguel Schroeder e Erno Litkemayer irão auxiliar nas celebrações.
Conforme o Pároco da Paróquia São Pedro Canísio, Padre Nereu Fank, cada padre irá presidir duas celebrações em por dia. Serão oito missas na quarta-feira, dia 24 e mais oito missas na quinta-feira, dia de Natal. Considerando o final de semana, quase todas as comunidades da Paróquia vão receber as celebrações religiosas.
Além da igreja Matriz, 14 comunidades terão missas na véspera e dia de Natal. As celebrações ocorrem em horários diferentes. Conforme o Padre Nereu Fank, amanhã ocorrem missas às 19h na Matriz e nas comunidades de Cordilheira, Cotovelo, Santa Fé Baixa. Já às 20h30 terá missa nas igrejas de Santo Antônio, Soledade, Popi e Sede Capela.
No dia de Natal, às 8h ocorre missa na Matriz, em Beleza, Dourado e Aparecida. E às 9h30 ocorrem celebrações em São Ludgero, Laranjeira, Santa Cruz e Linha Becker. As demais comunidades vão receber missas no final de semana.
O Padre Nereu Fank destaca que participação da comunidade continua muito grande em Itapiranga, com procura significativa também por formações na fé católica. “A presença da Igreja na vida comunitária proporciona uma realidade diferente para as pessoas” diz.
Isso reflete nas formações proporcionadas pela Igreja no município. A procura por formações de ministros, catequistas e agentes pastorais tem sido elevada em Itapiranga. “Nós temos em torno de 90 ministros na Paróquia A Paróquia São Pedro Canísio iniciou um mapeamento no interior para, já no início do ano, começar as formações de ministros” explica o Pároco.
O Padre cita ainda que em fevereiro e março, ocorre a troca das coordenações nas comunidades, sendo um momento importante para a sequência das atividades paroquiais. Nereu Fank chama atenção ainda para a comemoração no dia 11 de abril. O evento marca os 100 anos da primeira missa de Porto Novo, realizada na rodoviária. É preparada grande celebração para a data.
Comentar pelo Facebook