23.12.2022 às 17:48h - Agricultura
Guaraciaba vai lançar em janeiro do ano que vem um programa exclusivo para produtores de leite. O programa será denominado de ‘Mais Leite' e será desempenhado nos mesmos moldes do programa ‘Meu Crédito’. A afirmação é do secretário de Agricultura, Sérgio Thalheimer.
O município conta atualmente com 550 propriedades leiteiras que poderão ser beneficiadas com as cartas de crédito. A prefeitura estará aplicando R$ 500 mil para viabilizar o programa. Os valores a serem pagos aos produtores serão balizados na litragem de leite produzida e comercializada pelo produtor, e não pelo preço – já que o mesmo oscila muito de um período para outro. O setor vai usar 2021 como ano base para efetuar a emissão das cartas de créditos.
Os valores pagos aos produtores em Guaraciaba serão quitados conforme quatro categorias pré-definidas pela secretaria de Agricultura. Essas categorias foram separadas da seguinte forma: quem produz em sua propriedade de 5 mil a 16 mil litros terá um determinado valor de crédito, para quem produz de 16 mil a 35 mil litros é outro valor. Assim segue para propriedades que produzirem de 35 mil a 80 mil e de 80 mil a 150 mil litros de leite – este último será a litragem máxima para pagamento do bônus. Todo o cálculo será por base na Unidade Fiscal de Referência Municipal – UFRM, com isso poderá ser reajustada a cada começo de ano.
Thalheimer disse que este programa foi debatido por mais de 3 anos pela administração com o Conselho Agrícola, equipe técnica da prefeitura e por fim na Câmara de Vereadores. Na avaliação dele, essa atitude foi bem adotada pelo poder público de Guaraciaba visando incentivar quem destaca as notas de produtor e impulsionar a isso quem ainda trabalha na informalidade.
Comentar pelo Facebook