23.11.2023 às 11:09h - Educação
Municípios de abrangência da Regional de Educação de Itapiranga ampliam formação técnica no ensino médio Apenas Santa Helena não fará parte desta novidade no ensino.
A Coordenadoria Regional da Educação de Itapiranga trata os cursos técnicos no ensino médio como uma das prioridades para os próximos anos. A meta é elevar o número de alunos com formação antes de cursarem nível superior. Conforme o Integrador da Regional de Itapiranga, Inácio Rohden, países desenvolvidos possuem até 80% dos alunos do ensino médio com uma formação técnica. O Brasil não atinge 10% dos estudantes nesta condição e precisa evoluir muito.
O objetivo é incentivar a formação em diferentes áreas e tornar o ensino médio mais atraente e útil, direcionando o aluno para áreas que ele possui maior identificação. Conforme Inácio Rohden, Itapiranga teve duas grandes notícias neste sentido com a confirmação do Curso Técnico em Agropecuária nas escolas São José de Sede Capela e Santo Antônio, ambas no interior do município.
O Integrador afirma que mais cinco cursos já possuem autorização para receberem matrículas e formarem turmas em 2024. Técnico em Administração na escola Humberto Machado de Linha Popi e Técnico em Informática na Escola São Vicente, ambas de Itapiranga. Também está em tramitação os cursos de Administração, na Escola Balduíno Rambo em Tunápolis, Recursos Humanos em Cristo Rei, interior de São João do Oeste e Técnico em Administração no período noturno na Escola Vendelino Seidel, em Iporã do Oeste.
Inácio Rohden lembra que duas escolas já possuem cursos em andamento, que são os casos de Zootecnia, na comunidade de São Lourenço e Técnico em Agricultura na Casa Familiar Rural, ambas em Iporã do Oeste.
O Integrador Regional de Educação menciona que estas conquistas são frutos de trabalhos desenvolvido ao longo de vários anos. ROhden destaca que a Regional de Educação é referência em projetos pilotos, com inovações constantes no ensino fundamental e médio, incluindo escola de campo e pedagogia da alternância. O Integrador considera que os municípios de Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis e Iporã do Oeste estão dando mais um passo no rumo de uma educação de melhor qualidade. Cita ainda que os cursos técnicos configuram uma grande oportunidade para os alunos do ensino médio.
Comentar pelo Facebook