23.10.2018 às 08:30h - atualizado em 23.10.2018 às 09:50h - Geral

Vigilância Sanitária de Descanso alerta para casos de abandono e maus-tratos de animais

Joana Reichert

Por: Joana Reichert Iporã do Oeste - SC

Continua depois da publicidade

Vigilância Sanitária de Descanso alerta para casos de abandono e maus-tratos de animais

Continua depois da publicidade

A fiscal da vigilância sanitária, Elaine Melz, afirma que o fato registrado nas últimas semanas, em que a polícia civil, com apoio do órgão sanitário e da ONG Amigo Bicho de São Miguel do Oeste, resgatou um cão por maus-tratos, é lamentável e vem se repetindo com freqüência não apenas em Descanso, mas em toda região.

Ela comenta que por ser um animal doméstico e permitido no perímetro urbano, a expectativa é que o responsável mantenha as condições mínimas de cuidados diários de alimentação, abrigo e higiene.

Elaine Melz enfatiza que as pessoas que desejam ter animais domésticos, como cães, gatos ou pássaros, devem ter ciência de que são responsáveis por eles e devem garantir um ambiente saudável para sua vivência. A fiscal lembra que manter o animal acorrentado e sem o espaço adequado se configura como crime de maus-tratos.

Um erro comum que a fiscal da vigilância sanitária aponta quando as pessoas compram ou adotam animais é não pensar antes se terão tempo para alimentá-lo, garantir o abrigo ideal para proteção contra frio, chuva e calor e manter o abrigo do animal limpo, evitando doenças tanto para ele como para o ser humano.

Elaine Melz comenta que, além de denúncias sobre abandono e maus-tratos, a vigilância também é comunicada de desentendimentos entre vizinhos, ocasionados pela falta de responsabilidade dos donos em relação ao cuidado com os animais. Nesse caso a fiscal lembra que a solução depende do diálogo entre os envolvidos.

Elaine comenta que a vigilância pode orientar, mas não notificar e em caso de irregularidades o fato é comunicado à polícia. Em Descanso a vigilância sugeriu ao executivo a criação de uma lei sobre bem estar animal e trabalha na implantação de uma ONG para o resgate de animais em situação de abandono ou maus-tratos.

Foto(s): divulgação/VISA Descanso

Continua depois da publicidade

Nedel Celulares.
AL Contabilidade
Advocacia Fávero

Mais notícias

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.