23.09.2025 às 09:52h - Geral
O primeiro amanhecer da primavera de 2025 foi de clima congelante e de geada na Serra de Santa Catarina, região entre as mais frias do Brasil. Em Urupema, conhecida como Capital Nacional do Frio, os termômetros marcaram 0,18°C nesta terça-feira (23). Na cidade vizinha de São Joaquim, onde também houve formação de geada, a mínima chegou a 0,89°C.
Com o frio, o gelo se formou também no vidro do carro do fotógrafo Mycchel Legnaghi, conhecido como "caçador de frio". Por conta disso, ele usou água morna para conseguir sair com o veículo.
Morador do Vale do Caminhos da Neve, região gelada da Serra que fica a cerca de 3 quilômetros do centro de São Joaquim, Mycchel também registrou o fenômeno da geada nos campos.
Mínimas segundo a Epagri, órgão que monitora o tempo no estado:
- Urupema: 0,18°C
- São Joaquim: 0,89°C
- Lages: 3,8°C
- Urubici: 4,27°C
Primavera
A primavera começou oficialmente às 15h19 de segunda-feira (22) e essa virada de estação coincide com a chegada do frio no estado. Segundo a Defesa Civil, a queda nas temperaturas é provocada pela chegada de uma massa de ar seco e frio que avança por Santa Catarina.
Com o frio intenso, há risco de desconforto térmico e agravamento de doenças cardiorrespiratórias, especialmente entre pessoas mais vulneráveis.
Recomendações da Defesa Civil
Em casos de emergência, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 e a própria Defesa Civil pelo 199.
Comentar pelo Facebook