23.08.2025 às 17:49h - Educação

Altos investimentos aumentam procura por mão de obra qualificada no campo

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Altos investimentos aumentam procura por mão de obra qualificada no campo
Foto: Ricardo do Nascimento/Rede Peperi

Os altos investimentos em novas estruturas do agronegócio regional estão sendo acompanhados pela profissionalização dos produtores. Segundo o Coordenador do curso de Medicina Veterinária da Uceff Itapiranga, Professor Sérgio Cunha, a instituição tem contribuído de forma significativa para elevação no número de profissionais nas propriedades agrícolas.

Ele chama atenção para amplitude da atuação dos veterinários e a importância para o bem-estar animal e aumento da produtividade.

“Os egressos do curso atuam em diferentes áreas em empresas, cooperativas, propriedades agrícolas e até mesmo alcançam carreira no exterior” comenta Cunha.

Segundo o Coordenador do curso de Medicina veterinária da Uceff Itapiranga, o setor agrícola na região representa um grande potencial. Sérgio Cunha destaca a força econômica da suinocultura, avicultura, gado de leite e corte, além ovinocultura e equinocultura. São atividades que movem o setor primário e impulsionam outros segmentos. Os profissionais da veterinária estão inseridos neste contexto e contribuem para o desenvolvimento do agronegócio.

“Nós estamos muito inseridos numa região que nos proporciona isso. Nós temos vários produtores rurais que estão desenvolvendo as suas atividades em vários setores” afirma o Coordenador.

De acordo com o Professor, Sérgio Cunha, a qualificação profissional reflete diretamente nas ações assertivas. A região absorve boa parte dos veterinários formados em Itapiranga. Também existe os egressos que buscam outras regiões para desempenhar suas atividades profissionais.

A Uceff conta ainda com produtores rurais parceiros nas atividades práticas do curso de veterinária. Os laboratórios são modernos, com centros cirúrgicos de pequenos e grandes animais, permitindo ampla atuação prática dos acadêmicos.

Nas ações externas a instituição conta com parceria dos produtores rurais cadastrados para atendimento envolvendo os alunos com supervisão profissional.

Em 19 anos de atividades, já ocorreu a formação de 832 veterinários e atualmente o curso de Medicina Veterinária possui 260 acadêmicos.

Foto(s): Ricardo do Nascimento/Rede Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.