23.08.2023 às 08:04h - Meio Ambiente

Nova edição da campanha "Penso, Logo Destino" é iniciada na região

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Nova edição da campanha "Penso, Logo Destino" é iniciada na região
Foto: Arq Sescom

Está em andamento na região Extremo-Oeste catarinense mais uma edição da campanha “Penso, Logo Destino”.

De acordo com o diretor do programa Gestão Ambiental do Conder, José Mora, a ação está se tornando tradicional nos municípios e foi instituída pelo Instituto do Meio Ambiente, contando com a parceria do Conder e também das prefeituras da região, sendo que, dessa forma, todos já estão promovendo a recolha de lâmpadas, eletroeletrônicos, pilhas, baterias.

Conforme ele, a ideia é intensificar essa ação, haja visto que em outubro haverá a recolha regional onde de fato será dado a destinação correta dos materiais e dessa forma, os pontos de coleta deverão ser ampliados nos municípios.

Ele lembrou que os pontos de recolha estão cadastrados no site do programa “Penso, Logo Destino”, sendo que o endereço eletrônico é o pld.ima.sc.gov.br, e neste site, as pessoas precisam selecionar o município de interesse e verificar os pontos existentes para destinação, sendo que além deste meio, outra forma de saber os pontos de descarte é contatando a própria prefeitura para obter a informação, caso não consiga acessar o site.

José Mora destacou que em São Miguel do Oeste os pontos de recolha existentes são na prefeitura, na praça central e nas escolas. Já em relação aos municípios próximos, em Bandeirante a recolha está ocorrendo na garagem da prefeitura e em Barra Bonita, Descanso e Paraíso a ação é na secretaria de Agricultura.

Em Guaraciaba, a recolha é na própria prefeitura e em Romelândia, os moradores podem fazer o descarte no parque de máquinas do município.

Questionado sobre o objetivo da campanha “Penso, Logo Destino”, ele salientou que o ponto principal é dar um destino correto aos materiais recicláveis, fazendo com que esses itens não sejam jogados no meio-ambiente.

José Mora citou que na última campanha foram recolhidas 80 mil lâmpadas, e ao todo, a ação já promoveu a destinação de quatro toneladas de pilhas e baterias e 30 toneladas de eletroeletrônicos, com exceção da linha branca, como por exemplo, geladeira e similares.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.