cresol mobile

23.08.2020 às 14:31h - atualizado em 23.08.2020 às 15:28h - Educação

Especialistas alertam sobre riscos de volta às aulas na fase atual da pandemia em SC

Marcos de Lima

Por: Marcos de Lima São Miguel do Oeste - SC

Especialistas alertam sobre riscos de volta às aulas na fase atual da pandemia em SC
Marcos de Lima / Portal Peperi

Continua depois da publicidade

A decisão de adiar o reinício das aulas presenciais em Santa Catarina para 12 de outubro confirma a visões de especialistas que apontam que o momento atual da pandemia do novo Coronavírus no Estado não é favorável para uma retomada das atividades nas escolas. Antes mesmo de SC confirmar o adiamento para outubro, nas cidades de Santa Catarina as redes municipais já tinham forte encaminhamento para que a suspensão das aulas se mantivesse por pelo menos mais um mês.

A presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime-SC), Patrícia Lueders, afirma que o cenário atual da saúde no Estado torna difícil imaginar qualquer retomada de atividades presenciais neste momento. Em Blumenau, cidade onde atua como secretária, o município já havia adiado o retorno para outubro na semana passada.

Ela afirma que no início da pandemia do novo coronavírus a pressão de pais era grande, mas que aos poucos esse movimento mudou e que agora muitos pais preferem que as atividades não retornem. A dirigente considera cedo para avaliar se será possível retomar as aulas presenciais ainda este ano, e diz que a avaliação é mês a mês.

– Os pais nesse momento estão com preocupação de que seu filho tenha segurança, e não de quando as aulas vão voltar – afirma a dirigente.

O coordenador estadual do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de SC (Sinte-SC), Luiz Carlos Vieira, engrossa o coro dos que rejeitam uma volta neste momento em que a pandemia ainda está em alta no Estado.

– Esse não é o momento para retornar. SC vive momento gravíssimo e a educação não pode ser esse agravante no contágio da covid-19. Esse é momento que as redes têm para se prepararem para quando tivermos a garantia de saúde e de vida para todos, retornarmos, com todos os cuidados – avalia.

Fonte: NSC Total

Foto(s): Marcos de Lima / Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.