23.06.2023 às 12:05h - atualizado em 23.06.2023 às 12:18h - Saúde
A Leptospirose é uma doença rara e não existe registro do último caso no município de São João do Oeste. Conforme o Secretário da Saúde, Paulo Rech, já ocorreu morte no município devido a doença, porém, sem informação de que ano ocorreu. Ele alerta para a necessidade de cuidados nas residências em perímetro urbano e também nas propriedades agrícolas, por ser uma doença bacteriana transmitida pela urina de animais infectados, normalmente rato.
O Secretário relata que a vítima apresentou sintomas que são semelhantes a Dengue e acabou falecendo no Hospital Regional de São Miguel do Oeste, no final do mês de maio. O homem de 59 anos, residia no interior do município. A comprovação da Leptospirose veio com resultado de exame realizado no laboratório Lacen.
O município de São João do Oeste realiza campanha de prevenção a Leptospirose. Após a confirmação de uma morte causada pela doença, a Secretaria da Saúde de São João do Oeste iniciou mobilização para capacitar as agentes comunitárias de saúde que vão trabalhar com as famílias visando prevenir com medidas que incluem cuidados para evitar a presenta de ratos.
Segundo Paulo Rech, a campanha envolve ainda a Secretaria Municipal da Agricultura e Gerência Regional da Saúde. O Secretário da Saúde menciona que a infecção humana ocorre por exposição direta ou indireta à urina de animais infectados, por meio do contato com água, solo ou alimentos contaminados.
Paulo Rech lembra que a Leptospirose causa febre alta, dor de cabeça, sangramento, dor muscular, olhos vermelhos e vômitos entre outros sintomas. O tratamento da doença ocorre com antibióticos que combatem a infecção.
Comentar pelo Facebook