23.06.2022 às 17:03h - Geral

Itapiranga tem 500 consumidores com atraso no pagamento de água

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Itapiranga tem 500 consumidores com atraso no pagamento de água
Foto: Diana Isabel/Rede Peperi

O município de Itapiranga iniciou o roteiro de notificações dos devedores há dois meses. Neste período, 170 imóveis já receberam a visita do funcionário do setor de Água e Esgoto.

O número de débitos em atraso cresceu muito devido aos dois anos sem cortes de água conforme estabeleceu a legislação durante a pandemia. Conforme o Auxiliar Administrativo do Setor de Água e Esgoto, Matheus Engesser, o trabalho ainda será longo, pois são aproximadamente 500 consumidores com pendências nos pagamentos das faturas. Ele reforça que o primeiro passo é notificar os devedores, pois o reaviso de débito que já vem na fatura mensal, nem sempre é percebido.

Matheus Engesser destaca que é importante o consumidor ficar atento a mensagem e procurar o setor para a regularização. Ele afirma que já foi constatado que a maioria das faturas em atraso são de valores baixos, em média de R$ 50 reais. O roteiro de notificações prioriza as pendências maiores e por isso vai demorar até o servidor chegar a todos os devedores.

A recomendação é para agilizar a quitação, pois as contas em atraso geram valores extras de juro e multa. Engesser diz que o resultado até agora é considerado positivo no pagamento após a notificação. O Auxiliar Administrativo do Setor de Água e Esgoto informa que o município possui mais de seis mil ligações de água, porém, cinco mil e 800 são ativas. Muitos locais não utilizam a água da rede pública.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.