cresol mobile

23.06.2022 às 16:16h - atualizado em 23.06.2022 às 16:18h - Saúde

Exercício físico é tema do encontro ‘ONCO + VIDA’ no hospital regional

Cristian Lösch

Por: Cristian Lösch São Miguel do Oeste - SC

Exercício físico é tema do encontro ‘ONCO + VIDA’ no hospital regional
ASCOM

Continua depois da publicidade

Depois de dois anos os encontros do Grupo de Apoio “Ondo + Vida” voltaram a acontecer. Os encontros estavam suspensos por causa da pandemia da COVID.

O tema do encontro foi exercício físico. A fisioterapeuta Tayná Zappani falou sobre a importância de se movimentar e ensinou alguns exercícios para que os pacientes e acompanhantes possam fazer em casa. “O exercício é bom para o corpo e ajuda também a melhorar a saúde mental dos pacientes. A gente percebe que, conforme a idade vai passando, algumas pessoas não dão tanta atenção a isso. E o exercício só tende a melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, explica Tayná.

A enfermeira do setor oncologia, Mônica Johner, diz que o grupo foi criado para trocar conhecimento. “A nossa ideia é repassar dicas para ajudar os pacientes a enfrentarem os desafios do tratamento”.

A paciente Vera Lúcia Bernardi, de 58 anos, começou o tratamento no HRTGB em fevereiro. “Eu achei muito legal esse encontro, eu procuro sempre fazer atividade física e vou continuar. Adorei e quero participar outras vezes”, reforça Vera.

O Hospital Regional atende 30 municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina. Cerca de 230 mil habitantes contam com tratamento de média complexidade, 100% SUS – Sistema Único de Saúde – no HRTGB.

Fonte: ASCOM

Foto(s): ASCOM

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.