23.06.2022 às 16:16h - atualizado em 23.06.2022 às 16:18h - Saúde
Depois de dois anos os encontros do Grupo de Apoio “Ondo + Vida” voltaram a acontecer. Os encontros estavam suspensos por causa da pandemia da COVID.
O tema do encontro foi exercício físico. A fisioterapeuta Tayná Zappani falou sobre a importância de se movimentar e ensinou alguns exercícios para que os pacientes e acompanhantes possam fazer em casa. “O exercício é bom para o corpo e ajuda também a melhorar a saúde mental dos pacientes. A gente percebe que, conforme a idade vai passando, algumas pessoas não dão tanta atenção a isso. E o exercício só tende a melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, explica Tayná.
A enfermeira do setor oncologia, Mônica Johner, diz que o grupo foi criado para trocar conhecimento. “A nossa ideia é repassar dicas para ajudar os pacientes a enfrentarem os desafios do tratamento”.
A paciente Vera Lúcia Bernardi, de 58 anos, começou o tratamento no HRTGB em fevereiro. “Eu achei muito legal esse encontro, eu procuro sempre fazer atividade física e vou continuar. Adorei e quero participar outras vezes”, reforça Vera.
O Hospital Regional atende 30 municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina. Cerca de 230 mil habitantes contam com tratamento de média complexidade, 100% SUS – Sistema Único de Saúde – no HRTGB.
Fonte: ASCOM
Foto(s): ASCOM
Comentar pelo Facebook