23.05.2024 às 21:33h - Saúde
Tem início na próxima segunda-feira, 27, a Campanha de Vacinação contra a poliomielite para crianças menores de 5 anos de idade no Estado de Santa Catarina. O dia D de vacinação deve acontecer no dia 8 de junho, que é um sábado. A Campanha quer resgatar crianças não vacinadas ou com a caderneta incompleta para elevar as coberturas vacinais e evitar a reintrodução do vírus que causa a paralisia infantil no Estado.
A última vez que Santa Catarina registrou casos de poliomielite foi no ano de 1989, devido ao alto índice de vacinações, segundo a gerente de doenças infecciosas agudas e imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), Arieli Schiessl Fialho.
Mas desde 2018 o Estado não atinge a meta recomendada pelo Ministério da Saúde, que é de 95% de cobertura vacinal, o que pode abrir margem para a reintrodução do vírus no Estado.
— Neste momento, não há registro de casos e da circulação do vírus no Brasil, mas há registros da doença em outros países, como o Paquistão e o Afeganistão, e essa é a nossa preocupação. Se não temos uma população vacinada, ficamos vulneráveis e suscetíveis à doença. Então, para evitar o retorno da poliomielite é de extrema importância manter os índices de vacinação elevados — enfatiza a gerente.
Comentar pelo Facebook