cresol mobile

23.05.2020 às 19:26h - atualizado em 23.05.2020 às 22:02h - Coronavírus

Adolescente morre por suspeita de Coronavírus no Extremo Oeste

Kelly Figueiró

Por: Kelly Figueiró São José do Cedro - SC

Adolescente morre por suspeita de Coronavírus no Extremo Oeste

Continua depois da publicidade

Santa Catarina tem 6.607 pacientes com teste positivo para Covid-19, dos quais 3.855 já estão recuperados e 2.649 permanecem em acompanhamento. O boletim atualizado foi divulgado neste sábado, 23, pelo Governo do Estado. Desde o início da pandemia, 103 óbitos já foram causadas pelo novo coronavírus.

Entre as mortes informadas mais recentes no boletim enviado para imprensa está a de um menino de 13 anos em Dionísio Cerqueira, e de duas mulheres, uma de 49 anos, de Rodeio, e uma de 87, de Florianópolis. Somente a última paciente tinha registro de comorbidades.

Conforme informações levantadas pelo Portal Peperi, o menino estaria brincando quando caiu. Ele teve um mal súbito, desmaiou e apesar das tentativas não foi possível a reanimação. A vítima residia na linha Weber, em Dionísio Cerqueira, comunidade próxima ao perímetro urbano de Guarujá do Sul. Conforme amigos, as informações sobre a causa da morte davam conta de uma parada cardíaca.

O teste rápido para Coronavírus foi realizado e positivou. Já o exame enviado ao Lacen só terá resultado nos próximos dias, entre terça e quarta-feira. A reportagem apurou que os familiares também fizeram o teste e tiveram resultado negativo. A família está em isolamento domiciliar como medida de prevenção.

A secretaria da saúde não se manifestou sobre o caso e aguarda o resultado oficial. Para o setor, o caso é considerado como morte suspeita em decorrência da Covid 19. Já o governo do Estado confirmou o óbito no boletim oficial deste sábado, 23.

No laudo do IML a causa da morte é indeterminada.

A nota da prefeitura de Dionísio Cerqueira está anexada na matéria.

Confira abaixo também a nota da prefeitura de Guarujá do Sul:

O município de Guarujá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, diante da divulgação da morte de um adolescente de 13 anos de idade no município, supostamente em razão de COVID19, vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:

A vítima é residente do interior do município de Dionísio Cerqueira e foi conduzida ao Hospital de Guarujá do Sul, por estar localizado mais próximo de sua residência.Ao chegar no hospital, o adolescente foi atendido e constatado o óbito. Diante disso, o corpo foi encaminhado ao IML.Durante a realização da perícia os profissionais do Instituto perceberam a presença de coágulos no pulmão, o que motivou a solicitação de realização de testagem para Covid19.

Foi realizado então, um exame de teste rápido, confirmando positivo para Covid19. Dando sequência aos procedimentos legais, foi coletado material e encaminhado ao Lacen - Laboratório Central de Florianópolis, para obter o resultado definitivo.Diante disso, todo o procedimento funeral foi realizado obedecendo o protocolo de funerais em vítimas de Covid19. O corpo foi sepultado em Guarujá do Sul e todos os familiares foram testados com teste rápido, acusando negativo para Covid 19.

É aguardado para a próxima terça-feira (26), o retorno do resultado do exame do Lacen, para confirmar ou não a morte por Covid19.Todas as medidas de isolamento estão sendo adotadas, tanto dos familiares, como dos profissionais da saúde que se envolveram no atendimento e também foram testados.

Em sete dias será feita uma nova testagem, porém, por precaução, permanecem isolados. Lamentamos forma como o fato tenha repercutido e prestamos nossas condolências à família enlutada pela perda do ente querido.

Claudio Junior Weschenfelder

Prefeito Municipal

Adelise de Oliveira

Vice Prefeita

Franciane Basegio

Secretária Municipal de Saúde


Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.