23.05.2018 às 08:01h - atualizado em 23.05.2018 às 09:03h - Variedades

Casa bioconstruída faz parte da Rota Caminhos da Fronteira

Ivan Guilherme

Por: Ivan Guilherme São José do Cedro - SC

Casa bioconstruída faz parte da Rota Caminhos da Fronteira

A Bioconstrução, localizada na Linha Indiozinho há 2 km de Guaraciaba, idealizada por Ricardo Scalco e Letícia Sanzovo é um novo ponto turístico da região e já recebeu centenas de visitantes.

O projeto começou em 2011, quando o casal queria construir sua casa com formas e materiais alternativos. De acordo com Scalco, o primeiro ano foi de muita pesquisa para entender as técnicas existentes, com isso, escolheram a técnica COB para construção da casa. COB é uma técnica de construção que mistura terra, areia, esterco de vaca, palha e água que permite usar muita criatividade e liberdade, pois consiste em ir moldando a casa como se fosse uma grande escultura.

Na construção foram usados materiais de demolição, como madeiras e tijolos, além do uso de muitas garrafas para construir as paredes, madeira de eucalipto e até galhos de árvores também foram usadas na construção.

Após 2 anos de muita “mão na massa” a casa ficou pronta, contando com telhado verde que ajuda a manter a temperatura estável, móveis construídos pelo casal ou reaproveitados e restaurados, uma horta orgânica, muito verde e um riacho.

O casal sempre busca aproveitar melhor o espaço e está construindo restaurante e trilha ecológica. De acordo com Scalco o restaurante está sendo construído, utilizando as mesmas técnicas da construção da casa. O objetivo do casal é oferecer uma alternativa de alimentação diferenciada, um ambiente agradável. Ele conta ainda, que os visitantes terão a oportunidade de conhecer a trilha ecológica que está sendo construída na propriedade. A intenção do casal desde o princípio foi criar um lar confortável e que estivesse em equilíbrio com a natureza, mas se tornou mais do que isso, hoje a Bioconstrução pode ser considerada palco de muito aprendizado e boas histórias. Cursos e eventos são realizados na propriedade, como rodas de conversa, cursos na área de alimentação orgânica, Permacultura, entre outras vertentes. O próximo evento será uma roda de conversa com o artista Neuri Reolon que falará sobre o curso de Arte Totêmica. O evento acontece nesse sábado, às 9 horas e 30 minutos. Scalco destaca que a bioconstrução oferece aos visitantes um novo olhar sobre o que é qualidade de viva, por isso convidam as escolas e a população para conhecer a experiência de um ambiente tranquilo em meio a natureza.

Fonte: Ricardo Scalco

Foto(s): Jonathan Reinhr

Comentar pelo Facebook

Advocacia Fávero
AL Contabilidade
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.