23.04.2021 às 13:53h - atualizado em 23.04.2021 às 16:22h - Saúde

"Orientação para que mulheres não engravidem na pandemia deve ser avaliada caso a caso" diz médico

Maruhan França

Por: Maruhan França São José do Cedro - SC

"Orientação para que mulheres não engravidem na pandemia deve ser avaliada caso a caso" diz médico
Foto: Johannes Eisele/AFP

O Ministério da Saúde pediu na sexta-feira (16) que, se possível, as mulheres adiem gravidez durante a pandemia do Coronavírus.

A Peperi conversou com o médico especialista na área, Romar Pagliarin, que explicou esta orientação do próprio ministério. O médico disse que, um dos principais motivos para esta orientação, é porque as mulheres se tornam sujeitas a alterações imunológicas e respiratórias ao engravidarem. Contudo, o ginecologista destacou que é necessário avaliar caso a caso.

Romar disse que, a paciente que tem a intenção de engravidar devido a idade avançada, por exemplo, será orientada a tomar todos os cuidados necessários. O médico salientou que, antes da gravidez, as mulheres devem fazer uma consulta para se informar sobre o que pode ocorrer no período de gestação se a paciente for infectada pela Covid-19.

O ginecologista, Romar Pagliarin, comentou que as gestantes são pertencentes ao grupo de risco para a Covid-19. Ele relatou que nos atendimentos realizados no Hospital São Miguel, algumas complicações foram registradas em pacientes grávidas. O médico comentou alguns casos como aborto nos dois primeiros meses de gestação, parto prematuro, sofrimento fetal que é falta de oxigênio para o feto e puérperas que necessitaram de internação por insuficiência respiratória. Pagliarin destacou que a infecção pelo coronavírus é prejudicial para o feto e para a gestante.

Romar Pagliarin disse que as puérperas devem ficar 15 dias em isolamento devido às alterações imunológicas que as mulheres podem apresentar. O ginecologista salientou que, durante o período de repouso necessário, as puérperas façam o uso das tecnologias para se comunicar e apresentar o novo membro da família.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.