23.04.2018 às 10:49h - atualizado em 23.04.2018 às 15:29h - Agricultura

Projeto agroecológico está em fase de conclusão

Diógenes Di Domenico

Por: Diógenes Di Domenico Itapiranga - SC

Projeto agroecológico está em fase de conclusão
Horta em forma de Mandala

O projeto Pais, Produção Agroecológica Integrada e Sustentável já passou por várias etapas em Itapiranga e municípios vizinhos. Segundo o técnico em agropecuária e integrante do MAB, Movimento dos Atingidos por Barragens, Rudinei Senci, o projeto de hortas está em fase de conclusão em Mondaí, São João do Oeste e Itapiranga.

Ao todo são mais de 270 horas nos três estados do Sul com foco em produzir alimentos saudáveis sem uso de agrotóxico. Senci lembra que o sistema de produção é baseado na preservação e respeito ao solo, ao meio ambiente e ao homem, em condições trabalhistas, econômicas e sociais justas.

O projeto permite aliar a criação de animais com a produção vegetal e ainda utilizar insumos da propriedade em todo o processo produtivo agroecologia. Com um galinheiro no centro, as aves controlam as pragas, além de utilizar o adubo. Também plantas repelentes ajudam espantar os predadores das hortaliças.

De acordo com ele, já ocorreu a capacitação, formação para os produtores rurais e realização de dias de campo. No momento ocorre a parte operacional do projeto, instalação das hortas e produção, além de viabilizar a comercialização do excedente com a condição favorável de produzir alimentos saudáveis. Senci salienta que o projeto já ganhou destaque nacionalmente pela produção saudável de alimentos. A horta da família Kern, de São Carlos foi destaque nacional em programa de televisão.

Fonte: Delmar Cláudio e Diógenes Di Domenico/ Portal Peperi

Foto(s): Rudinei Senci

Comentar pelo Facebook

Advocacia Fávero
AL Contabilidade
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.