23.03.2023 às 11:23h - atualizado em 23.03.2023 às 14:55h - Segurança

Presídio regional de São Miguel do Oeste possui mais de 170 presos

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Presídio regional de São Miguel do Oeste possui mais de 170 presos
Foto: João Bresolin/ Portal Peperi

Os trabalhos do Presídio Regional de São Miguel do Oeste, antiga Unidade Prisional Avançada, foram destaques nesta semana na programação da Rádio Peperi FM 99,9. Na oportunidade a reportagem conversou com o diretor da unidade, Tiaraju Lazari, com a coordenadora de execução penal, Simoní Rohr e com a técnica em atividades administrativas do setor penal, Ariani Bonfanti.

De acordo com Tiaraju Lazari, a mudança foi apenas de nome, sendo que o trabalho segue sendo o mesmo. Conforme ele, a intenção da nova equipe de trabalho é mostrar para a sociedade que em todo presídio é possível oportunizar uma segunda chance ao apenado, deixando de lado qualquer outro pensamento preconceituoso e ultrapassado.

Ele informou que o presídio regional de São Miguel do Oeste tem capacidade para 142 presos, porém, abriga um número maior que esse, sendo que no momento, estão na unidade, 173 pessoas, ou seja, 31 a mais do que a capacidade permite. Ele destacou que essa realidade não é exclusiva da região, mas sim, de todo o país, no entanto, frisou que apesar desse número acima do limite, o trabalho segue sendo executado normalmente e todos os itens básicos também são fornecidos para cada apenado.

Tiaraju salientou que desse número total, 60 trabalham fora da unidade em ao menos três setores da sociedade, como prefeitura, construção civil e indústria de confecções, proporcionando dessa forma, a ressocialização do apenado ao mercado de trabalho.

Já a da coordenadora de execução penal, Simoní Rohr comentou que cada apenado do regime semiaberto tem direito a cinco saídas temporárias ao longo de cada ano e cada um pode escolher o período. Ela disse que para isso alguns requisitos precisam ser respeitados e citou que no presídio regional de São Miguel do Oeste essas saídas estão ocorrendo normalmente, como por exemplo, no Carnaval deste ano quando na oportunidade 22 saíram da unidade e 23 retornaram, sendo um de outra região do estado.

A profissional também explicou a questão das remissões que é um benefício aos presos que trabalham ou estudam, sendo que a cada 12 horas de estudo, o apenado diminui um dia de pena. Na entrevista também foi citado que o presídio regional possui 91 presos que praticam o hábito da leitura, totalizando mais da metade dos apenados. Nesse caso, aqueles que praticam a leitura e apresentam o resumo têm direito a redução de quatro dias da pena ao mês.

Para a técnica em atividades administrativas do setor penal, Ariani Bonfanti, o somatório total das remissões é expressivo e depende de cada apenado, sendo que quanto mais atividades, incluindo estudos, leitura e trabalho cada um fizer, mais dias serão descontados da sentença proferida contra cada um. Ela esclareceu que dependendo da carga horária de atividade é possível reduzir mais de 40% da pena total.

Já o diretor do presídio regional de São Miguel do Oeste também abordou na entrevista concedida para a Peperi sobre o auxílio reclusão. Tiaraju Lazari lembrou das recentes notícias falsas sobre o possível aumento desse auxílio ser superior ao salário mínimo, o que ele afirmou ser falso.

Ele aproveitou o espaço e explicou de fato o que é esse auxílio e como ele funciona

.

> Confira a entrevista completa sobre o Presídio Regional: CLIQUE AQUI!



Foto(s): João Bresolin/ Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.