23.03.2022 às 17:14h - Cultura

Liga de Coros da Fronteira retoma encontros após dois anos

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Liga de Coros da Fronteira retoma encontros após dois anos
Foto: Ascom

Eventos são tradicionais e ocorrem há mais de 50 anos, sempre no mês de maio.

O presidente da Liga de Coros da Fronteira, Nilo Wirth anunciou o retorno dos encontros regionais. Foram dois anos seguidos sem os tradicionais eventos de apresentações e integração entre os corais. Esta comemoração ocorreu por 56 anos, sempre no mês de maio.

Em 2022 os eventos serão retomados no dia 15 de maio, na comunidade de Santa Cruz, interior de Itapiranga e no dia 22, em linha Pitangueira, interior de Tunápolis. Pelo menos 17 grupos estarão envolvidos representando os municípios de Itapiranga, Tunápolis, São João do Oeste, Iporã do Oeste, São José do Cedro, Guarujá do Sul e São Miguel do Oeste.

Nilo Wirth comemora a liberdade para apresentações culturais, almoço e confraternização entre integrantes dos grupos de vários municípios da região. Ele relata que nos dois anos de pandemias aumentaram as dificuldades dos corais, com limitação de recursos financeiros, sendo fundamental o fomento por parte dos municípios.

Segundo Wirth, as prefeituras costumam auxiliar os grupos culturais e contemplam os corais para manutenção das atividades. Outra grande preocupação é com o material humano, pois os corais estão envelhecendo e existe pouca renovação. O presidente aponta a necessidade de maior iniciativa dos regentes para atrair os jovens e proporcionar renovação dos integrantes.

Nilo Wirth cita ainda que a Liga da Fronteira pretende criar mecanismos para melhorar a condição financeira dos corais e contribuir com novos integrantes. Ele destaca que neste ano os corais de Ervalzinho, São João do Oeste e de linha Fátima, Tunápolis saíram da Liga, alegando falta de integrantes para as apresentações.

O presidente esclarece que os encontros são divididos em dois locais para permitir duas ou três canções para cada coral. Com todos juntos, impossibilita apresentação em apenas um evento. Nilo Wirth informa que serão oferecidas capacitações de regentes, sendo que os detalhes serão definidos em reunião prevista para o mês de agosto com avaliação e apontamento dos novos desafios, incluindo formação e parcerias com o poder público.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.