23.03.2022 às 17:08h - Agricultura

Cresce interesse na produção de mel em Itapiranga

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Cresce interesse na produção de mel em Itapiranga
Foto: Divulgação/Rafael Bressler

Produção de mel tem resultado financeiro positivo. Conforme o presidente da Associação dos Criadores de Abelhas de Itapiranga, Rafael Bressler, o município está registrando alta produtividade e possui comercialização garantida.

A cada ano cresce o número de agricultores que decidem investir na apicultura como atividade econômica rentável. O preço do mel compensa, apesar da queda de valores registrada nos últimos meses. De acordo com Bressler, o mercado é bastante amplo, porém, no momento a Associação possui a apenas a inspeção municipal e pode comercializar nos 19 municípios da Ameosc.

A Apita aguarda a conquista do Selo Arte que permite a venda do mel no mercado nacional. Com Inspeção Federal, a comercialização ganha outro cenário e permite maior rendimento aos produtores de mel. Rafael Bressler informa que atualmente 20% da produção é envasada para colocação direto nas prateleiras dos supermercados dos 19 municípios da região da Ameosc. O restante só é possível ser vendido a granel para os grandes interpostos com destino final para a exportação.

Bressler lamenta a queda na produção causada pela estiagem, que afetou até mesmo a florada do eucalipto, uma das últimas oportunidades de produção antes do inverno. Ele lembra que a safra corresponde ao período de maior calor, e nesta safra a queda na produção foi entre 35 a 40% em comparação a temporada anterior.

O impacto do clima causa redução na cadeia produtiva do mel. O presidente da Apita observa que o excesso de chuva não é bom para o trabalho das abelhas, porém a estiagem rigorosa impediu as floradas e por consequência a queda na produção de mel. De acordo com ele, diversos produtores já apresentam grande evolução em manejo com rainha de qualidade. É cada vez maior a preocupação com a genética dos enxames e ainda cuidados com a alimentação durante o inverno. Isso permite que as abelhas iniciam a produção de mel logo no surgimento das primeira flores na primavera.


Foto(s): Divulgação/Rafael Bressler

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.