23.03.2018 às 09:59h - atualizado em 23.03.2018 às 15:07h - Saúde

15 cidades da região estão em situação de alerta por infestação pelo Aedes aegypti

Marcos de Lima

Por: Marcos de Lima São Miguel do Oeste - SC

15 cidades da região estão em situação de alerta por infestação pelo Aedes aegypti
Foto: Marcos de Lima / Rede Peperi

A luz de alerta está acesa para 50 municípios catarinenses em relação ao mosquito Aedes aegypti. Eles apresentam alto e médio risco de transmissão de dengue, zika e chikungunya, segundo o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa). A inspeção, que é uma recomendação do Ministério da Saúde, foi realizada neste mês por 63 dos 64 municípios considerados infestados. Só São José ainda não realizou o levantamento, informou a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina.

O número de cidades com alto risco de transmissão saltou de uma em novembro- São Domingos, no Oeste - para 17. Dessas, 15 estão no Oeste e duas no Litoral Norte.Já as de médio risco somam 33 cidades. Além disso, os outros 13 municípios estão enquadrados como baixo risco.

De acordo com o levantamento, 45 mil depósitos continham água parada, ou seja, todos potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti. A maioria era lixo ou sucata e depósitos móveis, como balde, prato de planta e bebedouro de animais.

A Dive-SC também divulgou nesta quinta-feira a situação dos focos do mosquito no Estado.Foram identificados 5.621 focos em 122 municípios, um aumento de 67,8% se comparado ao mesmo período do ano de 2017.

Além disso, até dia 17 de março, o Estado registrou dois casos de chikungunya, contraídos em Cunha Porã. Esses são os primeiros casos da doença no estado. A cidade do Oeste também teve um caso importado, assim como Itajaí e Tubarão. No total, são cinco casos da doença. Também foram confirmados três casos de dengue, todos importados. Até o momento nenhum caso de zika foi identificado.

Aumentou ainda o número de municípios infestados pelo Aedes aegypti no Estado: agora são 65. Em comparação ao último boletim, houve a inclusão do município de Iraceminha.

Fonte: Diário Catarinense

Foto(s): Marcos de Lima / Rede Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.