23.02.2024 às 20:46h - atualizado em 24.02.2024 às 09:43h - Animais

Programa de castração de animais terá continuidade em Iporã do Oeste

Marcos Herbert

Por: Marcos Herbert Iporã do Oeste - SC

Programa de castração de animais terá continuidade em Iporã do Oeste

A prefeitura de Iporã do Oeste renovou na última sexta-feira, 16, o termo de cooperação com a ONG ASANIO – Associação Amigos dos Animais e da Natureza – para a continuidade do programa de castração de animais de rua, iniciado no ano passado. De acordo com a presidente da Organização Não Governamental, Isabela Soder Bisolo Tessaro, no primeiro ano do programa foram castrados cerca de 400 animais de rua, incluindo cães e gatos.

Ela explica que os procedimentos são realizados por meio de credenciamento e que os interessados em castrar algum animal podem entrar em contato com a clínica Casa Amarela ou com a ONG, que faz a avaliação e auxilia na captura dos animais para a cirurgia. De acordo com Isabela, antes mesmo da renovação do programa neste ano, já haviam pessoas buscando a ONG ASANIO para castrar animais.

A presidente avalia que o programa é muito positivo, pois evita a superpopulação de animais na cidade. Com isso também diminuem os riscos de transmissão de zoonoses e a busca por pessoas interessadas em adotar os animais que foram abandonados. Isabela explica que a prioridade da castração é para os animais de rua. Depois, o procedimento também é disponibilizado para os animais de rua ou vítimas de maus-tratos recolhidos e abrigados pelas voluntárias da ASANIO, até que sejam adotados e recebam um novo lar.

Foto(s): Ascom

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.