23.01.2026 às 10:35h - atualizado em 23.01.2026 às 10:40h - Prefeitura
Tunápolis superou dificuldades no abastecimento de água e atualmente realiza investimentos pensando no futuro. Os sistemas de captações de água em rios foram a solução encontrada para sanar a falta de água em períodos de estiagem. O aumento no consumo despertou a necessidade de ampliar o volume disponível na cidade e interior.
De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Nestor Beckenkamp, está em processo de licitação para instalação da nova estação de tratamento de água na comunidade de Fátima. Ele destaca o foco em solucionar problemas pontuais e já prevenir o aumento de consumo nas comunidades de Fátima, São Jorge e São Pedro. A meta é dobrar a capacidade na atual ETA, atingindo 300 mil litros de água por dia.
Segundo Nestor Beckenkamp os recursos estão garantidos e o procedimento será agilizado para iniciar as obras. O Secretário menciona que na cidade já ocorreu o aumento de captação de água no Rio Peperi e melhorias na estação de tratamento.
Ainda existe folga no atual espaço físico da ETA e mais um terreno disponível para ampliação da estrutura. “Hoje estamos com quantidade de água suficiente, mas estamos atentos ao aumento gradual de consumo que tem. Assim que surgir a demanda, nós estaremos buscando alternativas para trazer mais água” afirma o Secretário.
Nestor Beckenkamp informa que o sistema público municipal está presente em todas as comunidades, porém ainda não contempla 100% dos moradores. “Um projeto está sendo desenvolvido para que todas as residências tenham disponibilidade de água potável do sistema público” explica.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Tunápolis comenta que o município segue atento a possíveis novas demandas. Também é possível adotar um novo sistema de estações compactas para abastecimento de água nas comunidades de Fátima, Pitangueira e São Pedro. Este procedimento será adotado caso ocorra necessidade em situações pontuais.
O Secretário reconhece a necessidade de manter investimentos constantes, pois parte da rede é bastante antiga, sendo normal ocorrer rompimento da tubulação. Beckenkamp assegura que existe um controle de qualidade rigoroso da qualidade da água fornecida a população, dentro dos parâmetros exigidos.
Comentar pelo Facebook