23.01.2025 às 16:13h - atualizado em 23.01.2025 às 16:15h - Educação

Educação de Itapiranga busca estratégias para reduzir diferenças entre série e idade

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Educação de Itapiranga busca estratégias para reduzir diferenças entre série e idade

Itapiranga recebe diversos estudantes estrangeiros e o atraso em relação a língua é um grande problema. Conforme a Secretária de Educação, Elaine Muller, são debatidos projetos com gestores escolares para identificar as melhores maneiras de reduzir os danos educacionais.

Ela comenta que uma das medidas pensadas é de ter alguém prestando acompanhamento próximo dos alunos, com atenção especial para suprir os atrasos, visando fazer com que o aluno acompanhe os colegas da mesma idade.

Diferença entre ensino dos países gera impactos nos primeiros meses. O ano letivo na Venezuela, acaba no mês de junho. Os alunos chegam com a série concluída, enquanto aqui, o ano letivo está em andamento. A Secretaria de Educação, Elaine Muller, comenta que a principal dificuldade é de compreensão entre professores e alunos nos primeiros meses.

A situação faz com que os estudantes tenham altas chances de reprovação, causando a distorção entre idade e série. Segundo Elaine, este é um problema que deve ter atenção especial da secretaria. O objetivo é de realizar acompanhamentos para que os alunos consigam acompanhar os colegas da mesma idade.

A Secretaria da Educação de Itapiranga busca desenvolver ações em prol da leitura dos alunos. Elaine Muller avalia os alunos não tem profundidade nos conteúdos, por não conseguirem manter o foco e lerem pouco. Com o acesso fácil a redes sociais, os livros ficam em segundo plano.

Conforme a Secretária de Educação, Elaine Muller, são realizadas reuniões com gestores para identificar maneiras de solucionar o problema. Ela destaca que no Exame Nacional do Ensino Médio, poucos alunos conseguiram boas notas na redação. Elaine comenta que o projeto será uma prioridade.

A Secretaria informa mudanças em eventos municipais neste ano. Segundo Elaine Muller, o festival da canção passa a ser realizado a cada dois anos. O objetivo é de dar prioridade em outras atividades aos alunos. As feiras de conhecimento continuam sendo anuais. Ela menciona ainda que as exposições proporcionam grande desenvolvimento para os alunos.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.