23.01.2024 às 07:39h - atualizado em 23.01.2024 às 14:42h - Geral

Presidente da Ameosc quer reativar Fórum de Desenvolvimento Regional

Marcos Meller

Por: Marcos Meller São Miguel do Oeste - SC

Presidente da Ameosc quer reativar Fórum de Desenvolvimento Regional

Uma das metas do novo presidente da Associação dos Municípios do Extremo-oeste é a reativação do Fórum de Desenvolvimento Regional. Em entrevista recente para a Rádio Peperi, Wilson Trevisan disse que o órgão realizou um bom trabalho entre os anos de 2000 e 2005, mas foi desativado com a criação das Secretarias Regionais no governo de Luís Henrique da Silveira. Trevisan explicou que o fórum é uma instancia que reúne o poder público, entidades e a iniciativa privada para definir as prioridades e pensar as ações de longo prazo para o desenvolvimento regional. Ele citou que a entidade pode contribuir bastante na busca por investimentos públicos no extremo-oeste.

Na visão de Trevisan, a organização dos municípios via Ameosc dá uma força muito grande para a região. A reativação do Fórum de Desenvolvimento, com o envolvimento das entidades empresarias e da iniciativa privada, vai fortalecer ainda mais o extremo-oeste. O presidente da Ameosc explicou que a proposta de reativação do Fórum será discutida nas próximas assembleias dos prefeitos. A primeira reunião deve ocorrer na primeira quinzena de fevereiro.

Além da reativação do Fórum de Desenvolvimento Regional, Trevisan disse que a lista de prioridades da Ameosc em 2024 contempla a busca de recursos para o início das obras no trecho da BR 163 entre São Miguel do Oeste e Guaraciaba. De acordo com ele, a obra entre Guaraciaba e Dionísio Cerqueira está avançado e agora é preciso trabalhar nesse outro trecho da rodovia. Além disso, Trevisan citou que a Ameosc vai priorizar a federalização da SC 163, trecho de São Miguel do Oeste a Itapiranga já que essa é uma condição para a construção da ponte sobre o rio Uruguai. Outro tema ligado a infraestrutura que será prioridade da Ameosc em 2024 é a recuperação da BR 282 entre São Miguel do Oeste e Chapecó, trecho que Trevisan considera um dos piores de Santa Catarina.

Confira a entrevista completa com o presidente da Ameosc, Wilson Trevisan

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.