23.01.2024 às 11:17h - atualizado em 23.01.2024 às 11:31h - Animais

Biólogo orienta para cuidados com animais peçonhentos

Um trabalhador foi picado por uma Cobra Coral em Linha Conceição, no interior de Itapiranga, e precisou de atendimento médico especializado.

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Biólogo orienta para cuidados com animais peçonhentos
Cobra Coral que picou trabalhador no interior de Itapiranga | Foto: Redes Sociais

Com o aumento das temperaturas, ocorre maior frequência de aparecimento de animais peçonhentos em nossa região, especialmente de cobras.

Na semana passada, um trabalhador foi picado por uma cobra Coral em Linha Conceição, no interior de Itapiranga, e precisou de atendimento médico especializado. Ele estava realizando manutenção na porta do banheiro da igreja, quando foi surpreendido pelo animal. Ele procurou atendimento no Hospital de Itapiranga e em seguida foi transferido para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste. O homem já recebeu alta e passa bem.

De acordo com o Biólogo Jackson Preuss, de São Miguel do Oeste, como a região possui área de mata que fica próximo de residências ou ainda com a busca de lazer das pessoas em meio a natureza, acarreta na maior probabilidade de aparecimento dos animais peçonhentos. O Biólogo recomenda evitar se aproximar do animal para que ele não forneça riscos. Caso o acidente aconteça, o primeiro passo é manter a calma e procurar o atendimento médico imediatamente.

O Biólogo Jackson Preuss destaca que existe um certo grupo de cobras que são mais agressivos, como o exemplo da Jararaca, que degradam o músculo do membro atingido. Já a cobra Coral é uma serpente que causa dor intensa no local e pode ocasionar situações graves.

Preuss enfatiza que muitas pessoas não sabem que a cobra verde também é venenosa. O Biólogo lembra que ela também é peçonhenta, porém, possui dois dentes ao fundo da boca e dificilmente consegue injetar o veneno. Mesmo assim, a orientação do Biólogo é de não manusear o animal de forma irresponsável.

Além de cobras, o número de registros de escorpiões aumentou na região. Jackson Preuss enfatiza que os escorpiões são encontrados até mesmo dentro da própria residência. A orientação é manter a casa ventilada e arejada, pois estes animais não gostam de claridade.

O Biólogo orienta que para a captura de qualquer animal peçonhento é importante chamar o Corpo de Bombeiros para fazer a recolha destes animais, evitando qualquer acidente. Jackson Preuss lembra que picada de animais peçonhentos pode colocar a vida em risco ou ficar com sérias sequelas.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.