22.12.2022 às 22:56h - atualizado em 23.12.2022 às 09:29h - Turismo

PF acompanha ingresso de estrangeiros pela aduana de Dionísio Cerqueira

Maruhan França

Por: Maruhan França São José do Cedro - SC

PF acompanha ingresso de estrangeiros pela aduana de Dionísio Cerqueira

Apesar de a Argentina fazer divisa com algumas cidades catarinenses, a chegada de turistas daquele país a Santa Catarina exige o processo formal de migração. Só por Dionísio Cerqueira a entrada é permitida.

O delegado da Polícia Federal – PF, Jean Helfenstein, comentou que a passagem em massa de estrangeiros começa no dia 2 de Janeiro. Durante este mês, a entrada de turistas de diversas nacionalidades já é registrada, mas em pequena quantidade.

O balanço feito pela PF aponta que em janeiro deste ano foi registrada a entrada de 21 mil estrangeiros pela aduana em Dionísio e 20 mil brasileiros foram passar uma temporada fora do Brasil. Isso dá um total de 41 mil movimentos migratórios no primeiro mês do ano. Já em fevereiro, tanto a entrada quanto a saída de turistas pela aduana de Dionísio o número chegou a 23 mil, somando as duas foram mais 46 mil movimentações migratórias. Por sua vez, 2021 as fronteiras foram fechadas para turistas, tendo passagem apenas de caminhoneiros.

Já em janeiro de 2020, por exemplo, entraram no Brasil pela aduana de Dionísio 38 mil estrangeiros, enquanto o número de brasileiros que saíram do País foi de 35 mil, totalizando 73 mil movimentos migratórios. Já em fevereiro daquele ano, foi registrada a entrada de 32 mil estrangeiros e 40 mil saídas, sendo 72 mil movimentos no total.

Dentre algumas exigências citadas, Helfenstein destacou que o turista que vem visitar o Brasil passa por três tipos de fiscalização: a verificação dos bens, controle imigratório e sanitário. Neste último caso, o estrangeiro precisa estar vacinado contra a Covid ou testar negativo no momento em que estiver tentando ingressar em território brasileiro.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.