22.11.2024 às 14:16h - atualizado em 22.11.2024 às 14:27h - Política

Prefeito de Itapiranga cogita assumir presidência da Ameosc e candidatura em 26

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Prefeito de Itapiranga cogita assumir presidência da Ameosc e candidatura em 26

O Prefeito de Itapiranga anunciou intenção de assumir a presidência da Ameosc e não descartou candidatura a deputado estadual em 2026. Alexandre Ribas tem grandes pretensões na projeção política. Reeleito prefeito em Itapiranga, ele busca uma posição de maior destaque na região. Em entrevista à Rádio Itapiranga, Ribas destacou que pretende assumir a Ameosc em 2025 e já conversa com os prefeitos eleitos pelo PL no Extremo Oeste.

O Partido Liberal elegeu 8 prefeitos na região da Ameosc, a Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina, entre as 19 cidades associadas. Com o resultado, o PL garantiu a indicação do primeiro presidente da Ameosc para o mandato de 2025. Além de Alexandre Ribas, apenas o Prefeito de Belmonte, Jair Giumbelli, foi reeleito pelo PL.

Completam a lista do partido na região, os prefeitos eleitos pelo PL nas eleições de outubro, os representantes dos municípios de Descanso, Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul, Mondaí, Palma Sola e São Miguel do Oeste. A eleição ocorre em reunião no dia 19 dezembro, na sede da Ameosc, em São Miguel do Oeste.

A Ameosc possui sistema de homologação do presidente após o partido que possui direito a vaga, decidir internamente quem vai assumir a entidade. Alexandre Ribas afirma que possui experiência suficiente para ocupar o cargo e menciona a conclusão do seu primeiro mandato, a presidência por dois anos do consórcio Intermunicipal de Saúde, além da proximidade que possui com o governador Jorginho Mello.

Alexandre Ribas, também menciona a possibilidade de concorrer a uma vaga na Alesc em 2026. Ele afirma que a prioridade absoluta é com seu segundo mandato de Prefeito em Itapiranga, porém já recebeu sondagens e não descarta buscar uma vaga de deputado estadual. Ribas observa que isso depende de um projeto regional do PL, incluindo apoio direto do governador Jorginho Mello.

Ele ressalta que no momento sua atenção está voltada para os projetos de desenvolvimento de Itapiranga. A busca por uma vaga na Assembleia Legislativa será resultado de uma articulação política e uma conjuntura regional para ter uma base bastante forte em busca dos votos necessários para ser deputado estadual.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.