22.11.2022 às 10:50h - Saúde
Após as ações voltadas ao Outubro Rosa, a secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste está desenvolvendo neste mês as atividades em relação ao Novembro Azul. A confirmação é da enfermeira Jociele Scariot.
De acordo com ela, o penúltimo mês do ano é lembrado como o período de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Ela lembrou que a doença é mais comum em homens e também é a principal causa de morte de quase 30% da população masculina que desenvolve esse tipo de câncer.
Jociele frisou que a percepção da doença na fase inicial é fundamental para a cura em um curto espaço de tempo e sem grandes danos à saúde dos homens. Ela alertou que para os homens que possuem mais de 45 anos e tenham fatores de risco o acompanhamento médico em relação à prevenção ao câncer de próstata é fundamental. Já nos demais casos, os exames são importantes para maiores de 50 anos e visitas ao posto de Saúde ou mesmo em urologistas são necessárias.
A profissional pontuou que para facilitar a participação do público masculino na campanha Novembro Azul, todas as unidades de Saúde de São Miguel do Oeste estão com horário de atendimento estendido, sendo que além do expediente tradicional os postos também estão abertos entre 17h e 19h. Esses atendimentos diferenciados envolvem uma equipe completa, composta por médicos, enfermeiros e dentistas.
Jociele disse que cada homem pode procurar o atendimento no seu bairro ou então buscar informações na Unidade de Saúde Central, sendo que na oportunidade são realizados exames de rotina e também o PSA.
Questionada sobre a expectativa do setor em relação à participação dos homens nas ações deste mês, a profissional ressaltou que a procura nas duas primeiras semanas foi positiva e por isso os profissionais esperam um número expressivo de atendimento até o final deste mês.
Comentar pelo Facebook