22.11.2022 às 14:24h - atualizado em 22.11.2022 às 14:39h - Saúde

OUÇA: Saúde de Iporã do Oeste alerta para doenças transmitidas por ratos

Marcos Herbert

Por: Marcos Herbert Iporã do Oeste - SC

OUÇA: Saúde de Iporã do Oeste alerta para doenças transmitidas por ratos
Foto: Vandonei dos Santos/Rede Peperi

A Secretaria Municipal de Saúde de Iporã do Oeste está alertando a população sobre as doenças transmitidas pelos ratos. A Leptospirose e a Hantavirose tiveram casos registrados na região, inclusive com morte. De acordo com o enfermeiro e coordenador de saúde da Unidade Básica, Paulo Massing, o hantavírus é transmitido pelo rato silvestre identificado pela cor marrom e a leptospirose é transmitida pelo rato urbano de cor preta.

Ele explica que a leptospirose ocorre durante todo ano e é transmitida pelo contato do ser humano com a urina ou fezes do roedor urbano. A doença também pode infectar alguns animais como bovinos, suínos e cachorros. O tratamento é feito através da prescrição de antibióticos por determinado período de tempo.

Já a Hantavirose, transmitida pelo roedor silvestre, ocorre em forma de ciclos e com maior intensidade em alguns anos. O rato silvestre se alimenta principalmente da florada das touceiras de taquaras, que ocorrem a cada cinco ou sete anos. Nestes períodos aumenta consideravelmente a presença do animal nesse tipo de planta.

Quando o alimento acaba, o rato acaba migrando para os galpões e residências, aumentando o risco de contato do ser humano com a urina ou fezes infectadas. O principal sintoma da Hantavirose é a dificuldade respiratória. Pode ser necessário fazer a intubação do paciente na Unidade de Terapia Intensiva. A doença possui alto índice de mortalidade e a principal orientação é evitar entulhos e restos de alimentos, pois isso pode atrair os roedores para os espaços de convívio humano.

Ouça: Entrevista com o enfermeiro e coordenador de saúde, Paulo Massing

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.