Publicidade

22.10.2018 às 21:27h - atualizado em 23.10.2018 às 01:04h - Cultura

Após incêndio no Museu Nacional, força-tarefa faz vistoria em 14 museus em SC

Bruna Hohensee

Por: Bruna Hohensee São Miguel do Oeste - SC

Continua depois da publicidade

Após incêndio no Museu Nacional, força-tarefa faz vistoria em 14 museus em SC
Divulgação/Internet

Continua depois da publicidade

Uma força-tarefa envolvendo diversos órgãos relacionados à proteção do patrimônio público fazem vistorias em 14 museus catarinenses em outubro e novembro. A ação começou nesta segunda-feira no Museu Histórico Emílio da Silva, em Jaraguá do Sul. A iniciativa faz parte de uma ação nacional e ocorre em 15 estados. As estratégias foram pensadas após o incêndio que destruiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, no início de setembro. Em Santa Catarina, as vistorias ocorrem em locais registrados no Cadastro Catarinense de Museus. A lista é baseada em levantamento feito pelo Grupo Especial de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural (GPHC), que faz parte do MPSC.

Para a escolha dos museu que receberão a força-tarefa, o foco é que eles sejam públicos. "Foram três critérios: diagnóstico da precariedade das instalações, qualidade do acervo e número de visitantes. Resolvemos priorizar esses museus", disse Paulo Antonio Locatelli, coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente. Ele afirmou que espera que o trabalho não pare nos 14 locais selecionados: "a gente espera contar que esse grupo [da força-tarefa] continue. Com o êxito [da vistoria] dos 14, que seja algo constante, que tenha uma rotina e no próximo ano a gente continue fazendo". A ideia é também que haja periodicidade nas vistorias.

Veja abaixo os museus que receberão a força-tarefa em Santa Catarina:

Museu Histórico Emílio da Silva - Jaraguá do Sul, Museu da Paz - Jaraguá do Sul, Museu Anita Garibaldi - Laguna, Museu Willy Zumblick - Tubarão, Museu Comunitário Almiro Theobaldo Muller, Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina, Museu de Arte de Santa Catarina - Florianópolis, Museu Paleo -Arqueológico e Histórico Perfeito Bertoldo Jacobsen - Taió, Museu de Armas Major Lara Ribas- Florianópolis, Museu do Homem do Sambaqui Pe. João Alfredo Rohr - Florianópolis, Museu Nacional do Mar- São Francisco do Sul, Museu do Patrimônio Histórico de Três Barras- Três Barras, Museu Colonização Prof. Francisco Serafim Guilherme Schaden - São Bonifácio e Museu Histórico Thiago de Castro - Lages.


Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Nedel Celulares.
Advocacia Fávero
AL Contabilidade

Comentários depois da publicidade

Comentários depois da publicidade

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.