22.10.2018 às 21:27h - atualizado em 23.10.2018 às 01:04h - Cultura

Após incêndio no Museu Nacional, força-tarefa faz vistoria em 14 museus em SC

Bruna Hohensee

Por: Bruna Hohensee São Miguel do Oeste - SC

Após incêndio no Museu Nacional, força-tarefa faz vistoria em 14 museus em SC
Divulgação/Internet

Continua depois da publicidade

Uma força-tarefa envolvendo diversos órgãos relacionados à proteção do patrimônio público fazem vistorias em 14 museus catarinenses em outubro e novembro. A ação começou nesta segunda-feira no Museu Histórico Emílio da Silva, em Jaraguá do Sul. A iniciativa faz parte de uma ação nacional e ocorre em 15 estados. As estratégias foram pensadas após o incêndio que destruiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, no início de setembro. Em Santa Catarina, as vistorias ocorrem em locais registrados no Cadastro Catarinense de Museus. A lista é baseada em levantamento feito pelo Grupo Especial de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural (GPHC), que faz parte do MPSC.

Para a escolha dos museu que receberão a força-tarefa, o foco é que eles sejam públicos. "Foram três critérios: diagnóstico da precariedade das instalações, qualidade do acervo e número de visitantes. Resolvemos priorizar esses museus", disse Paulo Antonio Locatelli, coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente. Ele afirmou que espera que o trabalho não pare nos 14 locais selecionados: "a gente espera contar que esse grupo [da força-tarefa] continue. Com o êxito [da vistoria] dos 14, que seja algo constante, que tenha uma rotina e no próximo ano a gente continue fazendo". A ideia é também que haja periodicidade nas vistorias.

Veja abaixo os museus que receberão a força-tarefa em Santa Catarina:

Museu Histórico Emílio da Silva - Jaraguá do Sul, Museu da Paz - Jaraguá do Sul, Museu Anita Garibaldi - Laguna, Museu Willy Zumblick - Tubarão, Museu Comunitário Almiro Theobaldo Muller, Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina, Museu de Arte de Santa Catarina - Florianópolis, Museu Paleo -Arqueológico e Histórico Perfeito Bertoldo Jacobsen - Taió, Museu de Armas Major Lara Ribas- Florianópolis, Museu do Homem do Sambaqui Pe. João Alfredo Rohr - Florianópolis, Museu Nacional do Mar- São Francisco do Sul, Museu do Patrimônio Histórico de Três Barras- Três Barras, Museu Colonização Prof. Francisco Serafim Guilherme Schaden - São Bonifácio e Museu Histórico Thiago de Castro - Lages.


Continua depois da publicidade

Comentários depois da publicidade

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.