22.09.2025 às 14:02h - atualizado em 22.09.2025 às 15:18h - Animais

Sistema de criação de gado de corte na região visa abater 400 animais por dia até 2027

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Sistema de criação de gado de corte na região visa abater 400 animais por dia até 2027
Foto: Epagri

O sistema de criação de gado de corte em parceria ganha força na região com projeto que está sendo implantado pela Cooper A1. O frigorífico, que está sendo construído em Palmitos, terá capacidade de abate diário de 400 bovinos. Conforme o Vice-presidente e Diretor de produção da Cooper A1, Paulo Costacurta, três propriedades já trabalham com recria a base de pasto. A terminação será em sistema de confinamento a base de ração.

Vários produtores já estão inscritos para iniciar esta parceria visando garantir 400 animais por dia em 2027. “Os integrados são de diversas origens, migrando da produção de leite, saindo da produção de aves ou suínos e também produtores que estão surgindo com foco no gado de corte. A meta é profissionalizar no mesmo modelo da avicultura e suinocultura” explica.

Segundo o Vice-presidente da Cooper A1, o frigorífico possui parceria entre cooperativas e outras iniciativas. O desafio é tornar o projeto viável para a cooperativa e associados, com a contribuição da Cooper A1 de 80 animais por dia. Paulo Costacurta considera que a bovinocultura de corte pode evoluir bastante com investimento em genética e manejo.

Neste sentido ele coloca como destaque para a parceria com o Frigorífico Montebello, garantindo uma cota de abate de 80 animais por dia a partir de 2027. Costacurta chama atenção que o produtor precisa ter pastagem de qualidade e instalações para o confinamento. “A Cooper A1 terá parceria com a ração e assistência especializada” conclui.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.