22.09.2022 às 13:44h - Saúde
As medidas adotadas visam melhorar o atendimento à população. Conforme a Secretária da Saúde de Itapiranga, Clair Heinen, o programa ''Criatividade no Ambiente de Trabalho'', visa a capacitação dos funcionários da Secretaria da Saúde. Estão ocorrendo atividades com grupos menores de servidores e também capacitação com toda a equipe.
Clair destaca que a meta é melhor o acolhimento e dar uma resposta mais eficiente a população que busca atendimento. A Secretária cita ainda a reciclagem, capacitação e modernização no sistema de informação. Objetivo é ter maior agilidade nos serviços prestados e com resultado eficiente na atenção básica da saúde.
As capacitações exigem envolvimento de todos os servidores da Secretaria da Saúde. Clair Heinen reconhece que em alguns momentos os servidores não estarão nas unidades para o atendimento ao público, em virtude de treinamentos, visando proporcionar acolhida mais humanizada. Ela informa ainda que a população poderá fazer avaliação do atendimento que recebeu nas unidades básica, no transporte e em todo sistema da saúde pública. A intenção é trabalhar com transparência, motivar os servidores para fazer o melhor trabalho possível e proporcionar benefícios a população que busca atendimento nas unidades do município.
O Programa de Práticas Integrativas no SUS gera nova opção aos pacientes. Lei existe desde 2002, porém, ganhou maior destaque especial a partir de 2017 para uso no Sistema Único da Saúde. A Secretária Clair Heinen destaca a prática alternativa com Florais, Reiki e Auriculoterapia Inicialmente a prioridade será para pacientes com dor lombar crônica, gestantes e pessoas com distúrbios emocionais, em casos de depressão.
Conforme a Secretária, estas práticas serão disponibilizadas em todas as unidades de saúde do município. Os médicos já foram capacitados e outros profissionais estão sendo habilitados para este trabalho. Clair lembra que já são comprovados resultados positivos de uso de plantas medicinais em várias patologias. A meta é implantar um laboratório regional e possibilitar o uso dentro das unidades de saúde.
Já o Programa ''Saúde na Comunidade'' inicia na próxima semana. A equipe de profissionais estará mais próxima da população. O primeiro evento está marcado para o dia 30 de setembro, a partir das 14 horas, na comunidade de Conceição. Conforme a Secretária Clair Heinen, serão 15 oficinas com presença de médico, fisioterapeuta, psicólogo, educador físico, trabalho de Auriculoterapia, além da presença dos bombeiros com orientações sobre acidentes e prevenção.
A equipe da vigilância sanitária vai abordar sobre a Dengue e ainda será disponibilizado vacina antitetânica para doses de reforço. Clair é otimista para o sucesso da programação com envolvimento dos moradores.
Comentar pelo Facebook