22.08.2025 às 18:45h - Geral
A tragédia com balão que matou oito pessoas em Praia Grande, no Sul de Santa Catarina, completou dois meses nesta quinta-feira (21). Eram 21 pessoas a bordo no momento em que o balão pegou fogo e, dessas, apenas 13 sobreviveram.
O acidente aconteceu em 21 de junho em Praia Grande, uma pequena cidade no Sul de Santa Catarina com menos de 10 mil habitantes, famosa pelos cânions e voos de balão.
A tragédia marcou a cidade e foi destaque internacionalmente. Ao NSC Total, moradores deram relatos sobre o momento da tragédia. Em meio ao luto, a cidade retoma ao poucos a rotina.
Relembre o acidente
O piloto e 20 turistas sairiam para o voo depois das 6h, mas, às 6h40min, por conta do vento, a tentativa foi frustrada e adiada por alguns minutos. O grupo mudou de local e foi para perto da Cachoeira Nova Fátima, a quase 10 quilômetros do Centro. O passeio de balão custava R$ 550 e durava 45 minutos.
Depois de certa insistência, por volta das 7h, o voo começou. Uma gravação revelou que houve dificuldade para que o balão saísse do chão em um primeiro momento. O autor do vídeo chega a dizer “agora vai” no vídeo.
Quatro minutos depois, houve o incêndio e a queda.
No início da decolagem, a fumaça foi percebida dentro do cesto. O piloto relatou à Polícia Civil que o maçarico usado para acender o fogo, que gera o ar quente que faz o balão voar, teria sido acionado acidentalmente, causando as chamas.
O piloto revelou aos agentes que jogou o maçarico para fora do balão quando ainda estavam no alto. O extintor de incêndio não funcionou, e o homem tentou pousar. Ao descer, o piloto pediu que todos os ocupantes saíssem rapidamente do balão. Das 21 a bordo, 13 pularam para a grama.
Os outros ocupantes foram rapidamente levados pelo balão, por conta da falta de peso dentro do cesto. O piloto e os outros ocupantes não conseguiram segurar o balão em chamas. Entre as oito pessoas que ainda estavam no balão, quatro pularam do cesto e morreram com a queda e outras quatro faleceram carbonizadas. Três destas vítimas foram encontradas abraçadas.
Fonte: NSC Total
Comentar pelo Facebook