22.08.2025 às 15:17h - atualizado em 22.08.2025 às 16:12h - Bombeiros

Mais de 1.100 quedas já foram atendidas pelos bombeiros no Extremo Oeste

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Mais de 1.100 quedas já foram atendidas pelos bombeiros no Extremo Oeste
Foto: Divulgação, Corpo de Bombeiros

O número de quedas vem crescendo no Extremo Oeste. Segundo o 12º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em São Miguel do Oeste, 1.109 ocorrências já foram registradas em 2025. Em todo o ano anterior, foram 1.797.

O alerta vai especialmente para quedas de altura, que têm potencial de causar lesões graves e até a morte. Os bombeiros não fazem distinção entre quedas de nível e quedas de altura.

Por isso, o total de mais de mil registros inclui tanto casos de pessoas que tropeçam e sofrem quedas no mesmo plano, quanto situações mais graves, como quedas de telhados, um exemplo trágico ocorreu nesta quinta-feira, 21, no município de Descanso. Um jovem de 21 anos morreu após cair enquanto trabalhava.

Em entrevista à Rádio Peperi, o cabo Evandro dos Santos explicou que qualquer serviço acima de dois metros já exige atenção especial e o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs).

“Capacete, cinto de segurança, estruturas adequadas… tudo isso pode salvar uma vida. Cada tipo de atividade exige um cuidado específico, mas o importante é nunca improvisar”, destacou.

Embora o Corpo de Bombeiros não fiscalize obras diretamente, a orientação preventiva faz parte do trabalho da corporação.

O cabo também lembra que quedas não acontecem só em obras. “Muita gente cai dentro de casa, limpando telhados, janelas, ou fazendo reparos simples. Nesses momentos, o cuidado tem que ser o mesmo.”

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.