22.08.2020 às 07:04h - Coronavírus

Mais de três mil pessoas já passaram pelo centro de triagem em SMOeste

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Mais de três mil pessoas já passaram pelo centro de triagem em SMOeste

O Centro de Triagem para pessoas com sintomas gripais e possíveis infectados pela Covid-19 vai completar neste mês cinco meses de funcionamento em São Miguel do Oeste. A informação é da secretária de Saúde, Geni Girelli.

De acordo com ela, a instalação ocorreu no dia 30 de março e desde então tem seu funcionamento no Salão Paroquial da Igreja Matriz São Miguel Arcanjo. Conforme ela, o Centro de Triagem e a criação do Comitê de Crise foram ás primeiras ações no combate ao novo coronavírus no município. Segundo Geni, o Centro de Triagem tem como papel fundamental a proteção da população e também a proteção dos funcionários que atuam nesse espaço.

Ela afirmou que o Centro de Triagem para pessoas com sintomas gripais e possíveis infectados pela Covid-19 também evita a circulação dos pacientes sintomáticos nas unidades de Saúde de São Miguel do Oeste. Ela destacou que quem não apresenta sintomas deve procurar os postos de Saúde dos bairros enquanto os sintomáticos ficam restritos ao atendimento no Salão Paroquial e também na UPA 24 horas. Geni ressaltou que no Centro de Triagem o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira das 08h às 12h e das 13 às 17 horas. Já na UPA o atendimento ocorre sete dias por semana, 24 horas por dia.

A secretária comentou ainda que em cinco meses de funcionamento mais de três mil pessoas já passaram pelo Centro de Triagem instalado no Salão Paroquial. Ela disse que nesse período mais de dois mil exames já foram realizados e mais de mil pessoas procuraram o local. Ela lembrou que em março 36 pessoas foram atendidas. Geni salientou que os atendimentos foram aumentando consideravelmente a cada mês e em agosto mais de 400 pessoas já haviam procurado o local até a última quarta-feira, 19.

A secretária declarou ainda que os protocolos de Saúde mudaram e agora a recomendação é que qualquer pessoa que possuir algum sintoma gripal procure o Centro de Triagem ou á UPA 24 horas. Ela esclareceu que essa mudança ocorreu há cerca de duas semanas no município. A profissional pontuou que São Miguel do Oeste vive um momento diferente da pandemia e por isso essa alteração na orientação repassada à população.

Geni Girelli comentou que o Centro de Triagem foi otimizado e os protocolos de Saúde foram mudando ao longo desses quase cinco meses de funcionamento. Ela reforçou que com o passar dos dias as orientações foram atualizadas visando um melhor andamento dos trabalhos. Ela destacou que uma das grandes preocupações do setor da Saúde nesse momento é em torno da ocupação dos leitos de UTI do Hospital Regional que está em 100%. Geni citou que é fundamental a conscientização das pessoas e o cumprimento do isolamento a fim de evitar uma superlotação no Hospital Regional de São Miguel do Oeste.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.