cresol mobile

22.08.2020 às 11:08h - atualizado em 22.08.2020 às 18:50h - Agricultura

Clima prejudica desenvolvimento da plantação de tabaco na região Oeste catarinense

Joana Reichert

Por: Joana Reichert Iporã do Oeste - SC

Clima prejudica desenvolvimento da plantação de tabaco na região Oeste catarinense

Continua depois da publicidade

Nesta sexta-feira, 21, produtores lamentaram nas redes sociais postando fotos dos danos causados pela forte geada. Já na semana passada a chuva que veio acompanhada de granizo causou prejuízos ao fumo recém plantado nas lavouras.

O gerente técnico da Afubra de Santa Cruz do Sul, Paulo Ogliari, ressalta que somente na atual safra, nas regiões Oeste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina já são 283 produtores que registraram prejuízos de médio a grande porte nas mudas de fumo. Em algumas lavouras foi necessário fazer novo plantio, tamanho foi o prejuízo. Ogliari comenta que a equipe técnica está a campo fazendo os levantamentos desde o começo da semana para apurar os prejuízos. Ele considera que os danos só não foram maiores porque muitos agricultores ainda não haviam feito o plantio, que varia de agosto a setembro.

A Afubra também está finalizando a pesquisa para apurar os preços praticados na comercialização da safra anterior. De acordo com o gerente técnico da Afubra de Santa Cruz do Sul, esta pesquisa contempla mais de 530 municípios nos três estados do Sul.

Paulo Ogliari antecipa que o resultado da pesquisa não é satisfatório, houve muita reclamação por parte dos produtores, devido aos baixos preços praticados pelas empresas. Ele cita que na região Oeste de Santa Catarina o fumicultor teve pouca perda na última safra em decorrência do clima, já na região de Santa Cruz, sede da Afubra, a produção foi afetada pela falta de chuva.

Ogliari lembra que cada produtor é livre para plantar a quantia de fumo que quiser, mas o que está acontecendo é que cada fumicultor está produzindo um pouco mais além do que tem registrado, o que acaba gerando excesso de produção e queda no preço devido a maior disponibilidade de tabaco no mercado.

Foto(s): Jornei de Souza/divulgação

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.